O comerciante, cajucultor, construtor e produtor rural, Evódio Bernardino Domingos nasceu no dia 06 de maio de 1952 na Comunidade de Cosmo de Brito em Bernardino Batista-PB, aos seis de maio de 1952. É o quinto filho de Bernardino Domingos de Abreu e da matriarca Emília Maria da Conceição (Dona Mila Cosmo).
Uniu-se em matrimônio em setembro de 1976, com a senhora Joana Maria Abrantes (Joaninha de Gentil Bernardinho), com quem teve seis filhos: o vice-presidente da Câmara Municipal de Bernardino Batista, vereador Idiamim Bernardino de Abreu (PSB), a professora mestra pela UFCG, Eliete Abrantes de Abreu, o pecuarista Benjamim Bernardino de Abreu, a pedagoga Eulália Abrantes de Abreu, a coordenadora infantil e professora Eugênia Abrantes de Abreu e Ednete Abrantes de Abreu “in memoriam”.
Evódio Bernardino é avô de Alleffe, Alisson, Benício, Daniel, Diogo, Davi e Lavínia. Foi educado sob à devoção à Nossa Senhora dos Milagres guiado pelos preceitos e valores cristãos. São seus irmãos Raimundo, Edêmio “in memoriam”, João e Maria.
Evódio é figura carismática do município de Bernardino Batista e região. Um contador de histórias e causos e também ouvinte das belas narrativas. Homem simples e sábio. É apreciador dos versos, das fotos e do marketing. Um fiel amante e conhecedor da poesia de repente como arte, cultura e lazer. Figura fundamental da cultura batistense. Um incansável defensor da cultura local.
Por onde passa Evódio Bernardino é uma figura reconhecida e respeitada. Membro da tradicional e honrada família Bernardino. É um homem acolhedor, risonho e feliz que preza pela família, pelas tradições, pela cultura popular e pela arte de maneira geral.
Evódio Bernardino é considerado um ilustre cidadão do Município de Bernardino Batista e uma das reservas morais da região. Evódio Bernardino é um símbolo de decência, honradez, respeitabilidade e dignidade. É uma pessoa muito cordial e de boa convivência social. Um homem que tem como qualidades a retidão de caráter, a dignidade, a honestidade, a probidade e a respeitabilidade.
Trata-se de cidadão de alto conceito no município, pelos seus feitos no campo profissional além de sua brilhante conduta, um verdadeiro construtor.
Produtor rural, empreendedor e cajucultor Evódio Bernardino dedica sua vida ao trabalho digno, como comerciante, construtor e produtor rural. Um dos pioneiros no cultivo de caju, e neste torrão intitulado “A terra do caju”, Evódio foi sempre um incentivador desta fruticultura, dentre outras. A cajucultura tem uma importância estratégica para o desenvolvimento econômico de Bernardino Batista.
Evódio Bernardino mantém um amor incomensurável por Bernardino Batista, onde vive desde a infância e embora tenha migrado para outros lugares em busca de melhores condições de vida, jamais pensou fixar-se em outra localidade que não a nossa Serra do Padre, gloriosa terra do caju. Aqui estão suas raízes e seus frutos e aqui ficarão suas histórias de lutas, seu legado e seu amor pelo repente, pela cantoria, pela poesia popular e pela literatura de cordel.
Evódio Bernardino, desde sempre aprendeu a apreciar a poesia e a arte do improviso. Participou promovendo, criando ou patrocinando grandes festivais de cantoria.
Aprecia assistir cantoria, valorizar os poetas populares e propagar o repente. A cantoria de viola é uma manifestação cultural rica e diversificada, e o trabalho dos divulgadores é fundamental para sua continuidade e reconhecimento.
Para Evódio Bernardino a Cantoria de Viola é um espetáculo que mostra, valoriza e resgata as tradições populares do Nordeste.Dentre as variadas formas dos cantares folclóricos nordestinos, a Cantoria de Viola desponta como uma dessas formas de expressão poética que emociona e traduz de forma definidora o gosto, a vida e a alma dos nordestinos.
Para a escritora Elba Braga Ramalho na obra Cantoria nordestina: música e palavra: “O profissional da viola, o repentista, conta, cantando ao seu público, tanto os eventos do mundo real em que vive quanto as fantasias que povoam a sua imaginação. ”
Em 04 de setembro de 2024, na terceira edição do festival de violeiros de Bernardino Batista, Evódio Bernardino recebeu com alegria e gratidão uma sublime homenagem.
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.
Blog do Geraldo Andrade