ORGULHO: João Pessoa é a capital nordestina com melhor qualidade de vida, segundo o IPS 2025 - BLOG DO GERALDO ANDRADE

ORGULHO: João Pessoa é a capital nordestina com melhor qualidade de vida, segundo o IPS 2025

 

O Índice de Progresso Social (IPS) 2025, divulgado nesta quinta-feira (29), aponta João Pessoa como a capital nordestina com melhor qualidade de vida e a 9ª do Brasil. Com nota 67, a capital paraibana superou cidades como Rio de Janeiro e Porto Alegre, com destaque nas áreas de meio ambiente, qualidade da internet e telefonia móvel.



Também está entre as 35 cidades com melhor desempenho na dimensão ‘Oportunidades’, principalmente pelo acesso à educação superior.


O prefeito Cícero Lucena recebeu a notícia com muita alegria, e se mostrou orgulhoso em saber que a capital paraibana aparece à frente de grandes cidades do Sul e Sudeste.


“Fico muito feliz com esse reconhecimento, porque demonstra que estamos no caminho certo e aumenta a nossa responsabilidade de fazer cada vez mais de melhor”, celebrou o gestor.


“O estudo mostra o reconhecimento do trabalho que vem sendo executado pela gestão do prefeito Cícero Lucena em João Pessoa ao longo dos últimos anos. A cidade vem crescendo a passos largos, vem melhorando sua infraestrutura, seja de mobilidade urbana, seja sua infraestrutura turística, e na prestação de serviço público a toda a sociedade. O resultado é a qualidade de vida prestada à população de João Pessoa e o desejo de pessoas de outros estados de querer vir morar aqui”, destacou o secretário de Gestão Governamental e Articulação Política, Rougger Guerra.


Dados por estados – A Paraíba ocupa a 10ª posição no ranking nacional entre os estados e é a melhor colocada das regiões Norte e Nordeste, com nota geral de 61,09. O bom resultado é impulsionado principalmente pela dimensão de Necessidades Humanas Básicas, que avalia acesso à comida, saúde, água potável, habitação e segurança. O estado também se destaca nas dimensões ‘Fundamentos do Bem-Estar’ e ‘Oportunidades’.



O IPS Brasil analisa os 5.570 municípios do País com base em 57 indicadores sociais e ambientais, organizados em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. Os dados são públicos, atualizados e cobrem pelo menos 95% dos municípios. A metodologia inclui normalização, verificação de qualidade e aplicação de pesos estatísticos.


Mesmo com Produto Interno Bruto (PIB) per capita inferior a muitos municípios, João Pessoa e Campina Grande apresentam desempenho social acima do esperado. “Tanto João Pessoa como Campina Grande conseguem entregar um resultado social muito acima do que seria previsível apenas se considerarmos o PIB per capita”, afirma Beto Veríssimo, coordenador do IPS Brasil.


Notícias Relacionadas


Foto: Reprodução 

Fiscalização


Procon-JP notifica sete revendedores de gás de cozinha para entrega de notas fiscais


Foto: Roberto Marcelo / Defensoria Pública do Estado da Paraíba

Paraíba


Mutirão de pensão alimentícia acontece neste sábado (31) em cinco cidades da Paraíba


As capitais com melhor qualidade de vida, segundo o Índice de Progresso Social, são

1 – Curitiba (69,89)


2 – Campo Grande (69,63)


3 – Brasília (69,04)


4 – São Paulo (68,88)


5 – Belo Horizonte (68,22)


6 – Goiânia (68,21)


7 – Palmas (68,18)


8 – Florianópolis (67,91)


9 – João Pessoa (67,00)


Fonte: PMJP

Créditos: Polêmica Paraíba