Professor mestre e consultor desportivo, Kim Alves faz doação de 24 mesas com vidros para o Museu do Futebol de Cajazeiras - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Professor mestre e consultor desportivo, Kim Alves faz doação de 24 mesas com vidros para o Museu do Futebol de Cajazeiras

 

O professor mestre em Ciências da Educação e consultor desportivo, Kim Alves fez a doação de 24 mesas para o Museu do Futebol de Cajazeiras. O material é oriundo de uma amostra de futebol realizada em Fortaleza-CE.


O mobiliário era de propriedade do professor Kim Alves e foi entregue ao professor aposentado, especialista em Ginástica Escolar pela Faculdade São Francisco de Cajazeiras (FASP), historiador, pesquisador, militante da imprensa, escritor, radialista, jornalista, fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), fundador e curador do Museu do Futebol de Cajazeiras, Reudesman Lopes. 


O Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, deputado estadual, Lindolfo Pires, esteve quarta-feira (12), de fevereiro, às 9h30, visitando as dependências do Museu do Futebol de Cajazeiras e foi recebido por Reudesman Lopes, curador do Museu. Presente durante a visita o professor aposentado da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), mestre em Ciências da Educação, Especialista em Biorritmo pela Universidade de Houston/USA e consultor desportivo, Kim Alves.  


MUSEU DO FUTEBOL DE CAJAZEIRAS


Instalado no Sertão paraibano, o Museu do Futebol de Cajazeiras é o espaço reservado para exposição de um acervo que aborda a trajetória e a história do futebol local.  O Museu do futebol de Cajazeiras é pioneiro na Paraíba. O lugar visitado pelos amantes do futebol, foi idealizado pelo historiador, professor e radialista, Reudesman Lopes Ferreira. 


O Museu do Futebol de Cajazeiras foi fundado em 17/08/2022. A História do Futebol de Cajazeiras.  


São 942 peças catalogadas, entre camisas históricas, fotografias raras, troféus e centenas de outros objetos. 

Cadastrado no Cadastro Nacional dos Museus Brasileiros e reconhecido de utilidade pública através de uma lei municipal, o museu está registrado em cartório com seu Estatuto e Ata de Fundação, e possui CNPJ. Muito além de um local para contemplação, o Museu do Futebol de Cajazeiras-PB é um espaço para experimentar a emoção e a paixão dos brasileiros pelo esporte mais popular do planeta. 


O museu é formado por objetos, fotografias e outros elementos ou formas de expressão e documentação que constituam-se em memória da história do futebol cajazeirense. O grande sonho do professor Reudesman Lopes é que o museu tenha sede própria. É urgente a adoção de medidas por parte das autoridades  para a construção da sede própria do Museu do Futebol de Cajazeiras.


Entre as peças mais antigas, destacam-se a camisa réplica do primeiro time profissional de Cajazeiras, o Pitaguares Futebol Clube, fundado em 1923; Camisa do Nacional Futebol Clube, primeiro clube campeão amador da cidade, em 1928; Troféu da Copa Argemiro de Figueiredo, primeiro título conquistado pelo futebol cajazeirense. O acervo ainda tem espaço para a camisa da seleção brasileira de 70 usada por Pelé, além de uma camisa de Zico do Flamengo.


A presidenta da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), Michelle Ramalho, já visitou o local e deu uma importante contribuição: a camisa da seleção brasileira feminina autografada por todas as jogadoras que disputaram o Mundial da França. 


“É um museu riquíssimo em seu acervo. Tenho dito que o museu não é meu, é do futebol de Cajazeiras. Portanto, é de Cajazeiras e tem que ficar aberto à disposição da população, dos nossos estudantes, dos nossos historiadores, enfim, de todos aqueles que amam a terra do Padre Rolim”, destaca o curador, Reudesman Lopes. 






Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.


Blog do Geraldo Andrade