Advogado-Geral da União, Jorge Messias, ministra substituta do TSE, Edilene Lobo e juíza federal, Clara Mota lançam livro sobre análise social do Direito em Brasília - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Advogado-Geral da União, Jorge Messias, ministra substituta do TSE, Edilene Lobo e juíza federal, Clara Mota lançam livro sobre análise social do Direito em Brasília

 

O livro Análise Social do Direito: Por uma Hermenêutica de Inclusão foi lançado quinta-feira (28) de novembro, às 18h30, no Restaurante Tia Zélia, em Brasília. A publicação foi organizada pelos ministros Jorge Messias (AGU) e Edilene Lôbo (TSE) e pela juíza federal Clara Mota (TRF-1).

O livro explora temas centrais como direitos humanos, democracia, sustentabilidade, inclusão social e o impacto das novas tecnologias no campo jurídico. Com prefácio assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a publicação aborda o Direito como uma ferramenta de luta e emancipação em um contexto de desigualdades.


A coletânea traz discussões importantes, entre elas o impacto das políticas públicas inclusivas, a defesa dos direitos digitais e o papel das mulheres indígenas no Legislativo brasileiro.


Publicada pela Editora D’Plácido, a obra é um chamado à construção de um sistema de Justiça mais acessível, justo e democrático. Ideal para juristas, acadêmicos, estudantes e todos que acreditam no potencial do Direito como agente de transformação social.


Presentes ao evento o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, ministros, desembargadores, juízes e advogados,  a Ouvidora-Geral do SUS, Conceição Rezende, a assessora do gabinete da Ouvidora-Geral do SUS, Doutora em Direito Ambiental pela Universidade Salamanca da Espanha, advogada Vescijudith Fernandes Moreira, a Assessora jurídica da Sudema, Yanara Leal, dentre outros operadores do Direito.


"Vejo neste livro “Análise 

Social do Direito: por uma hermenêutica de inclusão” um convite a que o papel 

do direito seja repensado em nossa sociedade, orientando-se à necessária  missão de transformar. Que esta obra e suas ideias tenham vida longa e prosperem na comunidade jurídica. Que sigamos com um sistema de justiça forte e independente, capaz de pensar os temas aqui postos quanto à defesa dos direitos humanos, da 

democracia, meio ambiente e trabalho. Jamais aceitaremos uma sociedade em que a justiça esteja a serviço apenas de alguns poucos.Seguiremos acreditando 

no projeto constitucional e livros como este, felizmente, renovam nossa crença nesse futuro", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.


Blog do Geraldo Andrade