No último domingo (10) de novembro, o Distrito de Icozinho-Icó-CE foi palco da tradicional Romaria de Nossa Senhora dos Aflitos, um momento de fé, devoção e esperança.
A Romaria teve início às 5h da manhã. Foi celebrada uma missa pelo administrador da Área Pastoral Senhora Sant'Ana do Distrito de Icozinho-Icó-CE, Reverendo Frei Jean Alves de Oliveira. Ao final da celebração da Santa missa foi servido um lanche aos romeiros.
Mais de 3 mil romeiros participaram da Romaria.
O percurso saindo da Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana em peregrinação até à Igreja de Nossa Senhora dosAflitos, no topo da serra, contou com a participação de diversas crianças, pais, familiares e romeiros de comunidades circunvizinhas.
A Romaria de Nossa Senhora dos Aflitos é um evento de grande importância religiosa e econômica para o Distrito de Icozinho-Icó-CE.
A romaria reúne anualmente católicos de diversas cidades.
A capela no topo do morro é um espaço de oração e devoção, onde os fiéis podem se conectar com Nossa Senhora dos Aflitos enquanto visitam o monumento.
O costume de peregrinar a lugares santos vem desde os primórdios da humanidade e está presente, praticamente, em todas as religiões.
"Toda essa expressão de piedade popular merece reflexão e reverência. O peregrino sabe que a caminhada é, antes de tudo, uma realidade interior que tende ao Absoluto. Caminhar é uma categoria espiritual. Na caminhada exterior, o ser humano quer encontrar-se consigo mesmo.
O ato de peregrinar não pode nem deve ser visto como simples gesto de mover os pés para se locomover. Peregrinar enquanto rito religioso é um ato revestido de sacralidade porque este caminhar se faz entre cantos, orações e contemplação. Não se trata somente de caminhar, de realizar simples viagem para divertimento e muito menos uma movimentação turística", disse o Frei Jean Alves de Oliveira.
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604
Blog do Geraldo Andrade