Faleceu quinta-feira (12) de setembro em Uiraúna-PB, o agropecuarista Francisco Romão Dantas (Chico Romão), aos 99 anos de idade. Era viúvo da matriarca Expedita Maria de Jesus (Dila Romão), falecida em 25 de julho de 2015. Da união conjugal do casal Chico Romão e Dona Dila nasceram treze filhos. Era filho de Pedro Romão Dantas e Dona Isabel Maria da Conceição.
Chico Romão deixa oito filhos vivos a prefeita constitucional de Uiraúna-PB, empresária e líder política, Maria Sulene Dantas Sarmento – Leninha Romão (PSB), o empresário Pedro Romão, o empresário Assis Romão, a comerciante Isabel Romão, o comerciante Mamédio Romão, a comerciante Maria Romão, o comerciante Espedito Romão e a comerciante Santana Romão. Cinco filhos “in memoriam” Fransquinha Romão, Fátima Romão, Manoel Romão e Corrinha Romão. Chico Romão deixa 46 netos, 57 bisnetos e dois trinetos.
Chico Romão era genro do pecuarista e produtor rural, José Emídio Moreira (Zé Emídio) e da matriarca Maria Soledade de Jesus (Dona Soledade) “in memoriam” da Comunidade de São Diogo-Vieirópolis-PB.
Chico Romão residiu nas Comunidades de Olho D’água, Mato Grosso, onde nasceram os filhos o empresário Assis Romão, a empresária Corrinha Romão “in memoriam” e a prefeita Leninha Romão. Por último residiu na Fazenda Retiro em Uiraúna.
Chico Romão foi um dedicado produtor rural, pecuarista e, nessa condição, contribuiu para o desenvolvimento do Município de Uiraúna. Homem de fibra, de coragem e reputação ilibada. Uiraúna perdeu um grande cidadão, que pelo legado de exemplos de vida e pela nobreza de caráter é merecedor de todas as homenagens.
O corpo está sendo velado na sua residência à Rua Coronel Alexandre Pinto. Às 7h o féretro sairá para a Igreja Matriz da Sagrada Família de Belém para a missa de corpo presente, e em seguida o sepultamento no Cemitério Campo Santo Jesus, Maria e José.
“A família de Chico Romão é uma das famílias que tem mais médicos em Uiraúna. São vinte e cinco médicos entre netos e bisnetos. Os profissionais médicos atuam nas cidades de Uiraúna, Sousa, João Pessoa, Brasília, Campina Grande, São Paulo, Natal, Fortaleza, Olinda Pau dos Ferros e Mossoró, dentre outras ”, disse o graduado em gestão comercial, gestor comercial e gerente de visual merchandising em São Paulo, neto de Chico Romão, Uberlânio Dantas Barbosa.
“Meu pai Chico Romão foi um homem valente, destemido e trabalhador. Foi dele que herdei minha força, coragem e determinação para lutar incansavelmente. Meu pai, o seu exemplo de vida e perseverança estão marcados no meu coração, na minha história e jamais se apagarão. E quando tentaram me diminuir fiz do seu nome a minha força e o meu grito de luta, porque eu sempre serei Leninha, a filha de Chico Romão. Descanse em paz, meu velho!”, disse a prefeita de Uiraúna, Leninha Romão (PSB).
Abdias Duque de Abrantes
Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.