Faleceu domingo (23) de junho, às 18h30 em sua residência em Poço de José de Moura-PB, a “Princesinha do Sertão”, localizada na Região Geográfica Imediata de Cajazeiras, o ex-prefeito Manoel Alves Neto (Peixe Moura), aos 86 anos. Membro da tradicional família Moura. Era filho do pecuarista e líder político, Tirso Alves de Moura.
TRAJETÓRIA POLÍTICA DE PEIXE MOURA
O líder político Manoel Alves Neto (Peixe Moura) foi vice-prefeito do prefeito Juarez Alves Tavares "in memoriam" no pleito de 1996 pelo PFL. Foi o primeiro vice-prefeito do Município de Poço de José de Moura. Peixe Moura foi eleito vereador no pleito de 1959 pelo Partido Social Progressista (PSP) em São João do Peixe-PB. Obteve 208 votos, 5 71% dos votos válidos.
Na eleição de 1968 também em São João do Peixe-PB foi eleito vereador pela ARENA. Obteve 214 votos, 5,12% dos votos válidos. No pleito de 1972 Peixe Moura foi eleito vereador em São João do Peixe-PB pela ARENA. Obteve 417 votos, 8,81% dos votos válidos. Na eleição de 2008 foi eleito para o cargo de prefeito municipal de Poço de José de Moura pela Coligação PP, PSDB, PR e DEM. Obteve 1.540 votos, 51,94% dos votos válidos. Teve como companheiro de chapa Walmy Quaresma.
O ex-prefeito Peixe Moura era sobrinho do curandeiro, rezador, benzedor, benfeitor e fundador da cidade de Poço José de Moura, da Igreja Matriz São Geraldo e criador do Reisado Zé de Moura, o místico José Alves de Moura (Zé de Moura).
Em 15 de julho de 1966, Zé de Moura faleceu, deixando uma grande lacuna na então Vila de Poço José de Moura, que mais tarde passou a condição de Distrito, graças a um Projeto de lei de autoria de Manoel Alves Neto (Peixe Moura).
Peixe Moura era tio do prefeito municipal de Poço de José de Moura, Paulo Braz de Moura, da ex-vereadora, ex-vice-prefeita e ex-prefeita do Município, a carismática líder política, Aurileide Egídio de Moura e da vereadora Veluma Hayalla Mariz Moura, pré-candidata a vice-prefeita da pré-candidata a prefeita de Poço de José de Moura, primeira-dama de Triunfo-PB, Laís Raquel.
Às 15h houve a celebração da missa de corpo presente na Igreja Matriz São Geraldo Majella. Em seguida o cortejo fúnebre seguiu seguiu para a Câmara Municipal de Poço de José de Moura-PB “Casa Legislativa Raimundo Dantas de Oliveira”, onde foi realizada um sessão solene em homenagem ao ex-prefeito Manoel Alves Neto (Peixe Moura). Em seguida o corpo foi sepultado no jazigo da família Moura no Cemitério São Geraldo.
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604
Blog do Geraldo Andrade