Presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino receberá Medalha Governador Antônio Mariz da Câmara Municipal de Sousa; propositura foi do vereador Cacá Gadelha - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino receberá Medalha Governador Antônio Mariz da Câmara Municipal de Sousa; propositura foi do vereador Cacá Gadelha

 

A Câmara Municipal de Sousa aprovou terça-feira (28) de maio a concessão da Comenda Medalha Governador Antônio Mariz, a mais importante condecoração do Poder Legislativo Municipal ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino. A propositura foi do vereador Cacá Gadelha (MDB), e foi aprovada por unanimidade no plenário da Casa Legislativa Otacílio Gomes de Sá. A sessão solene de entrega da Comenda ainda será marcada. 


PERFIL DO DEPUTADO ADRIANO GALDINO


O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Cezar Galdino de Araújo nasceu em Campina Grande-PB em 21 de outubro de 1960. Filho do borracheiro e caminhoneiro, Antônio Galdino Filho e da ex-vendedora da Avon, Dona Elisabete Pereira de Araújo. Adriano Galdino é o primogênito de oito irmãos. É casado com a prefeita municipal de Pocinhos-PB, Eliane Moura dos Santos Araújo Galdino. É pai de três filhas Adrianna Karla Santos Galdino Pedroso, Alanna Camila Santos Galdino Vieira e Pryscyla Kelly Santos Galdino. 


O deputado Adriano Galdino é irmão do deputado federal da Paraíba, Cássio Murilo Galdino de Araújo – Murilo Galdino (Republicanos), eleito com 112.891 votos, sendo o 6º mais bem votado entre os doze deputados federais eleitos em todo o estado. Adriano Galdino filiou-se ao Republicanos Paraíba em março de 2022. 


O deputado estadual Adriano Galdino é de origem humilde. Mesmo diante das dificuldades financeiras, não mediu esforços para conquistar seu espaço profissional e ajudar a família. Nunca teve herança política. Seus pais e seus avós não tinham tradição na política. 


De vendedor de confeito na feira de Pocinhos a Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba. Exerceu várias profissões como garçom no Pocinhos Clube, empregado de Mercadinho, vendedor de confeito e maçã na feira livre de Pocinhos e no cinema da cidade, o antigo “Cine São José”.


Concluiu o ensino médio no Colégio Municipal Padre Galvão em 1978 e prestou vestibular para Engenharia Civil na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no qual foi aprovado e iniciou a vida universitária no ano seguinte. 


Em 1982, Adriano Galdino foi aprovado no concurso do Banco do Brasil e começou a trabalhar na agência da cidade de Boqueirão.


Na eleição de 1988, Adriano Galdino disputou uma vaga de vereador na Casa Legislativa “José Odilon de Brito” de Pocinhos-PB,  tendo sido eleito pelo PMDB. Obteve 6,03% dos votos válidos. Na disputa, foi o segundo vereador mais votado. No pleito de 1992, Adriano Galdino foi eleito prefeito de Pocinhos pelo PMDB. Obteve 4.377 votos, 53,88% dos votos válidos. Na eleição de 2000 Adriano Galdino se elege novamente prefeito de Pocinhos pelo PMDB obtendo 4.654 votos, 54,44% dos votos válidos. Em 2004 Adriano Galdino é reeleito prefeito de Pocinhos pela Coligação PTC / PTB / PSDB. Obteve 5.302 votos, 54,01% dos votos válidos. 


Em 2008, Adriano inicia sua segunda graduação no curso de Direito, pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa). No ano de 2010, Adriano Galdino é eleito no cargo de deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Obteve 29.098 votos. Entre 2011 e 2012, Adriano  Galdino assumiu os cargos de Secretário de Interiorização das Ações do Governo e Chefe da Casa Civil do Governo do Estado da Paraíba.


Na eleição de 2014 Adriano Galdino é reeleito para o cargo deputado estadual pela Coligação  PRTB / PDT / PSB / PRP / DEM e obteve 40.609 votos, 2,02% dos votos válidos. Em 2015, Adriano Galdino, assumiu interinamente o Governo da Paraíba. Em 2016, foi candidato a Prefeito na Eleição municipal de Campina Grande, pela Coligação PC do B / PT do B / PDT / PT / PSB / PSL / PRP / PR. Obteve 9.897 votos, 4,47% dos votos válidos. Teve como companheiro de chapa Inácio Falcão. 


Em 2015 disputa as eleições internas da Casa Epitácio Pessoa e alcança a Presidência do Poder Legislativo da Paraíba. No pleito de 2018 foi reeleito para o terceiro mandato de deputado estadual com 45.656 votos, 2,23% pela Coligação PSB / PODE / PRP / PC do B / PRB / PDT / PTB. Ficando em terceiro lugar. Na eleição de 2022 Adriano Galdino é reeleito deputado estadual pelo Republicanos com a expressiva votação de 59.329 votos, 2,64% dos votos válidos. 


Foi eleito presidente da Casa de Epitácio Pessoa no biênio 2015-2017, e na 19ª Legislatura, nos biênios 2019-2021 e 2021-2023. Foi reeleito, desta vez por unanimidade entre seus pares, para presidir a Assembleia Legislativa da Paraíba na 20ª Legislatura, nos biênios 2023-2025 e 2025-2027. 


O deputado Adriano Galdino é um político municipalista. Tem como principais bandeiras a defesa de pautas voltadas para educação, saúde e segurança. É autor de importantes leis, que beneficiam significativamente milhares de paraibanos. O deputado Adriano Galdino é um homem íntegro, conciliador, simples e que persegue seus sonhos e sempre luta por uma Paraíba melhor. 





Abdias Duque de Abrantes

 Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.


Blog do Geraldo Andrade