A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) elegeu na última terça-feira, dia 23 de abril, três novos integrantes para seu conselho de administração, incluindo dois nomes "surpresa" em indicações de última hora bancadas pelo Ministério de Minas e Energia, segundo especialistas e pessoas que acompanharam o processo.
Na vaga das distribuidoras de energia, a expectativa era de reeleição do atual conselheiro na CCEE, Marco Delgado, mas acabou eleito Vital do Rêgo Neto, em indicação que alguns agentes ouvidos classificaram como "política", por ele ser filho do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo e não ter grande experiência no setor elétrico como os demais indicados.
Segundo nota distribuída pela CCEE após a eleição, Vital do Rêgo Neto é graduado em Direito pela UNB e mestre em Direito da Energia pela Universidade de Sorbonne. Ele também já atuou como assessor da diretoria da Aneel.
O salário pago pela entidade privada aos conselheiros é de R$ 86,5 mil mensais por quatro anos, excluindo benefícios como vale-refeição, seguro-saúde e seguro de vida.
O que faz a CCEE
A CCEE é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, mantida e composta pelos agentes que formam o mercado brasileiro de energia elétrica.
A Governança é formada por representantes indicados pelas empresas geradoras, distribuidoras, comercializadoras, importadoras e exportadoras de energia.
Fonte: Resenha Politika