Estudante cearense alcança maior nota do Brasil em Matemática no Enem 2023: ‘nem parece verdade’ - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Estudante cearense alcança maior nota do Brasil em Matemática no Enem 2023: ‘nem parece verdade’

 


.



Cearense de 18 anos tira nota alta em matemática no Enem e dá dicas de estudo. — Foto: Reprodução

A maior nota alcançada por candidatos na prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 também foi conquistada por um cearense.


A notícia chegou para Gustavo Teles, 18, às 10h50, após ele driblar as instabilidades no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e checar os próprios resultados.



 

O jovem, que nasceu em Crateús e mora desde os 5 anos de idade em Fortaleza, acompanhava a coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Educação (MEC), na manhã desta terça-feira (16), antes de os boletins serem liberados, quando anotou que a maior nota atingida em Matemática e suas Tecnologias foi 958,6 pontos - sem saber que ele mesmo era um dos inscritos que a conquistaram.


"Pra mim, ainda nem parece verdade. É uma coisa tão incrível que ainda estou assimilando esse resultado. Já contei pra todo mundo, todos estão muito felizes por mim - o que me deixa mais feliz ainda", empolga-se o jovem, estudante do Colégio Master, em Fortaleza.


VEJA


A rotina de estudo de Gustavo era de pelo menos quatro horas diárias de dedicação, além das aulas no Colégio Master, em Fortaleza. Ele chegou a fazer a prova quando estava no 1° e 2° ano do Ensino Médio para treinar.


Matemática e Ciências da Natureza foram seu foco para o Enem 2023, mas a Redação de Gustavo também obteve um resultado próximo ao valor máximo: 920 como nota.


Ele ainda conta que conseguia conciliar os estudos com outras atividades do dia a dia, como sair com os amigos, dormir bem. E aqui vai outra dica de Gustavo: ter tempo para descontrair é de grande ajuda.




 

Gustavo conta que a preparação para a prova de exatas foi intensificada no 3º ano do ensino médio, que cursou em 2023, mas não é recente.


O estudante participou - e foi multimedalhista - de olimpíadas científicas desde o 6º ano do ensino fundamental.

 

A preparação vem desde cedo, principalmente na matemática. Fiz a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática) e consegui prata e bronze; na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas) consegui 4 menções honrosas. Na Canguru, ganhei várias medalhas, perdi as contas", ri o garoto.



Fonte: Diário do Nordeste