Médico uiraunense realiza a primeira cirurgia bariátrica vídeo laparoscópica pelo SUS no Hospital Regional de Sousa no sertão paraibano - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Médico uiraunense realiza a primeira cirurgia bariátrica vídeo laparoscópica pelo SUS no Hospital Regional de Sousa no sertão paraibano




A equipe médica que realizou o procedimento foi composta pelo médico cirurgião Júnior Pires, cirurgiões auxiliares Lázaro Macedo e Michaele Abrantes. (Foto: Divulgação).

O Hospital Regional de Sousa, através do programa “Opera Paraíba”, realizou no último final de semana a primeira cirurgia bariátrica por vídeo laparoscopia em hospital público ao alto sertão paraibano. 


A equipe médica que realizou o procedimento foi composta pelo médico cirurgião Júnior Pires, cirurgiões auxiliares Lázaro Macedo e Michaele Abrantes. A equipe também contou com a médica anestesista Socorro Abrantes, os instrumentadores Clailton Dayvid e  Merilândia, a circulante Cristina Silva e os enfermeiros do bloco: Jacir, Merilandia e Cristina  


Para o Médico Júnior Pires, a cirurgia bariátrica SUS deixou de ser sonho, e passou a ser realidade. Segundo ele, agora, as pessoas mais carentes também terão oportunidade de tratar com dignidade e respeito essa terrível doença chamada obesidade, que muitas vezes limita e incapacita o portador.


É um marco histórico para o nosso hospital e para a saúde pública do Sertão paraibano. Neste momento agradeço a oportunidade me dada pelo Direção do HRS e pelo Governador João Azevedo. Neste momento tão importante para a saúde público do meu sertão, dedico este primeiro procedimento SUS ao meu pai José Pires Dutra (“Zezinho da Padaria) in memória. Essa é uma forma de gratidão e reconhecimento de nossa equipe aos sertanejos. Disse o cirurgião Júnior Pires.


Já a Diretora Palloma Abrantes Um marco histórico para o nosso hospital e para a saúde pública do Sertão paraibano.


Esta conquista representa o primeiro procedimento de cirurgia bariátrica por vídeo laparoscopia  do HRS é avanço significativo na busca por opções mais seguras e eficazes no tratamento da obesidade, com um procedimento que, além de toda segurança, possibilita uma recuperação mais rápida.


“Esse é o resultado do compromisso do Governo da Paraíba e da secretária de Saúde do Estado de levar serviços especializados e saúde de qualidade para cada vez mais perto das pessoa”, finalizou a diretora.


Fonte: Debate Paraíba