Perspectiva sobre empregos piora para 2023 no Brasil, aponta FGV Ibre - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Perspectiva sobre empregos piora para 2023 no Brasil, aponta FGV Ibre

 

Foto: AgĂȘncia Brasil

As perspectivas para o mercado de trabalho em 2023, no Brasil, tornaram-se menos promissoras do que vinham parecendo até aqui. O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), divulgado nesta quinta-feira (4/5), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 1,4 ponto em abril, depois de dois meses seguidos de alta.


“Apesar de fechar o primeiro trimestre com resultado positivo, o nĂșmero de abril devolve quase todos os ganhos desse perĂ­odo e mantĂ©m o IAEmp oscilando em patamar baixo”, diz o economista Rodolpho Tobler, do FGV Ibre. O IAEmp tem como função justamente tentar antecipar o comportamento do mercado de trabalho no paĂ­s.


A queda em abril foi influenciada por quatro dos sete componentes do Ă­ndice. Os destaques negativos foram para os tĂłpicos “TendĂȘncia dos NegĂłcios” e “Situação Atual dos NegĂłcios da IndĂșstria”, que contribuĂ­ram com redução de 1 e 0,4 ponto, respectivamente. O item “Situação Atual dos NegĂłcios de Serviços” registrou redução 0,3 ponto.


Tiveram participação positiva, ainda que de forma tĂ­mida, os componentes “Emprego Previsto” e “TendĂȘncia dos NegĂłcios de Serviços”, ambos com variação de 0,2 ponto.


Em abril, o IAEmp fechou em 75 pontos. Em março, havia alcançado 76,4. Em abril de 2022, atingira a marca de 79,5, num crescimento de 4,5 pontos em relação a fevereiro do mesmo ano.


No fim de março, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de DomicĂ­lios (PNAD) ContĂ­nua, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂ­stica (IBGE), corroboraram essa tendĂȘncia. Eles mostraram que a taxa de desemprego no Brasil havia ficado em 8,8% no trimestre concluĂ­do em março, atingindo 9,4 milhĂ”es de brasileiros.


Fonte : MetrĂłpoles