FIM DA EMERGÊNCIA SANITÁRIA : Lula diz que ‘pandemia não acabou’ e alerta para vacinação - BLOG DO GERALDO ANDRADE

FIM DA EMERGÊNCIA SANITÁRIA : Lula diz que ‘pandemia não acabou’ e alerta para vacinação

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta sexta-feira (5) sobre o fim da emergência sanitária de Covid-19, declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) hoje. Apesar da novidade, o petista afirmou que a “pandemia ainda não acabou’ e criticou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação ao vírus, entre 2020 e 2022.


“Depois de 3 anos, hoje finalmente podemos dizer que saímos da emergência sanitária pela Covid-19. Infelizmente, o Brasil passou da marca de 700 mil mortos pelo vírus. E acredito que ao menos metade das vidas poderiam ter sido salvas se não tivéssemos um governo negacionista”, escreveu o presidente no Twitter.


“Apesar do fim do estado de emergência, a pandemia ainda não acabou. Tomem as doses de reforço e não deixem de ter o esquema vacinal sempre completo. E o governo federal irá incentivar a saúde, ciência e pesquisa no nosso país. Irá atuar para preservar vidas”, completou.


O fim da emergência sanitária indica que já não há o grau máximo de alerta para coordenar ações emergenciais contra a doença. Mas o status de pandemia permanece, pois a Covid segue disseminada globalmente.


Fonte; MaisPB com g1