Deputado Wilson Santiago pede celeridade em ações que garantam segurança nas escolas - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Deputado Wilson Santiago pede celeridade em ações que garantam segurança nas escolas

 Crimes contra alunos e professores dentro das escolas cresceram nos últimos anos. Uma escola segura é fundamental para garantir a proteção e o bem-estar de todos. Em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado Wilson Santiago (Republicanos) avalia que é preciso garantir, com urgência, mais segurança no ambiente escolar.




Wilson Santiago afirmou que para instituir segurança nas escolas, é necessário implementar medidas preventivas e de resposta aos incidentes. “É claro que precisamos repensar as ações de segurança das instituições de ensino. As escolas são locais onde os alunos devem se sentir seguros para aprender e se desenvolver. Portanto, é fundamental criar medidas de proteção efetivas e de forma imediata nos estabelecimentos de ensino”, destacou o parlamentar. 


Na opinião de Wilson Santiago, os ataques não são situações isoladas. Na realidade, a violência que se apresenta nas instituições educacionais retratam o que está acontecendo na sociedade. “É importante concentrar esforços para entender as suas causas e propor soluções. Ou seja, precisamos debater as diversas razões que estão por trás do aumento de atentados nas escolas”, salientou o deputado. 


No Brasil, os casos se tornaram mais frequentes nos últimos anos: só entre 2022 e 2023, o Brasil teve cinco ataques fatais em estabelecimentos de ensino. Segundo pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, foram registrados, nos últimos 20 anos, 24 ataques com extrema violência, causando a morte de 28 estudantes, além de 4 professores e 2 profissionais de educação. 


O deputado federal ressaltou ainda que é imprescindível levantar e discutir as situações de risco, bem como os procedimentos e transformações necessárias para garantir a segurança nas escolas. “O assunto necessita ser posto em discursão urgentemente. Os governos estaduais e federais têm que aplicar medidas de segurança no ambiente escolar. Portanto, precisamos também da participação da comunidade, conselhos, escolas e órgãos máximos para a tomada de decisões em todos os âmbitos, garantindo que os alunos se sintam protegidos e confiantes” completou.