Por Luiz Adriano
O senador Rogério Marinho (PL-RN), ele que é ex-ministro do ministério do Desenvolvimento Regional no Governo Bolsonaro, concedeu entrevista à TV e Rede Diário do Sertão, Portal MaisPB e Blog do Levi, em Brasília-DF, e falou sobre a Transposição do Rio São Francisco.
O parlamentar garantiu que Bolsonaro realizou um pouco mais de 20% da Obra, O Governo Temer também efetuou números semelhantes e as gestões de Lula e Dilma alocaram recursos de um pouco menos que 60%. Ele assegurou que nas duas gestões de Lula, os número chegam a cerca de 15%.
“Quando assumimos, menos de 15% do Eixo Norte estava operacional, e o Eixo Leste havia se tornado operacional pelo presidente Temer. Nós encontramos uma situação em que se levarmos em consideração valores absolutos, e ao longo do tempo, pouco menos de 60% dos recursos foram alocados na época do presidente Lula e da presidente Dilma, e no caso do presidente Lula, eu acho que menos de 15% desse total, então nós temos uma versão e uma narrativa que difere da realidade”, disse o senador referindo-se as afirmações da Esquerda que garantem que Lula e Dilma juntos teriam efetuado 88% da Transposição.
LEIA TAMBÉM:
BOMBEAMENTO PARADO
O parlamentar norte-rio-grandense disse que o Governo atual teria informado que as bombas estão em manutenção. Ele relatou que os equipamentos foram comprados há 10 anos e “são bombas usinadas, não são encontradas em prateleiras”. O senador explicou sobre as dificuldades na hora em que os canais passaram a ser interligados. Conforme Rogério Marinho, a manutenção demanda em torno de 90 a 100 dias.
“Espero que antes do final da quadra chuvosa, nós tenhamos a condição dessas bombas serem religadas, e na hora em que os estados principalmente do Nordeste Setentrional que são interligados com os canais, precisarem da água, que o canal esteja operacional, é a nossa expectativa e a nossa vigilância”, relatou.
BRASÍLIA EM DESTAQUE
Durante a semana, a TV e Rede Diário do Sertão, o portal MaisPB e o Blog do Levi realizam uma cobertura especial da semana agitada na capital federal, com a instalação da CPMI dos Atos de 8 de Janeiro.
Petson Santos, José Dias Neto, Levi Dantas e Wallison Bezerra entrevistam deputados e senadores paraibanos e repercutem com eles os principais fatos nacionais e traz os olhares da Paraíba sobre os assuntos na pauta principal do Congresso Nacional.