VÍDEO! O pioneirismo de Máximo Pinto nas cirurgias urológicas por vídeo no Sertão paraibano e no Alto Oeste potiguar - BLOG DO GERALDO ANDRADE

VÍDEO! O pioneirismo de Máximo Pinto nas cirurgias urológicas por vídeo no Sertão paraibano e no Alto Oeste potiguar

 

Terceira semana do mês de abril de 2023: mais uma paciente entra na sala de cirurgia.  É uma mulher da região Alto Oeste do Rio Grande do Norte que precisava de uma histerectomia (retirada de útero) devido a uma lesão no ureter, o canal do rim. O procedimento realizado na cidade de Pau dos Ferros foi um sucesso.

“A urina da paciente não descia adequadamente do rim para a bexiga, então o rim ficava dilatado pelo acúmulo de urina e a paciente sentia dores. Como solução, após tentativa de passagem endoscópica de duplo J (jota), decidiu-se pelo reimplante do ureter por videolaparoscopia”, explicou o urologista Máximo Pinto.


Pioneiro no procedimento que se estendeu ao Sertão da Paraíba, o especialista explica que a técnica tem simplificado o atendimento médico e principalmente a recuperação dos pacientes com excelente índice de alta hospitalar precoce, porém exige disposição da equipe médica.

“Trata-se de cirurgia tecnicamente difícil, que exige habilidade e expertise dos urologistas e, via de regra, só é realizada nos grandes centros médicos. Contudo, destoando da realidade de outrora propomos a realização da cirurgia em Pau dos Ferros, bem aqui, junto da gente, disse.

O certo é que a videolaparoscopia no interior paraibano e potiguar tem sido cada vez mais frequente ao mesmo tempo em que qualifica as duas regiões como medicina de ponta e avançada, o que anteriormente só eram realizados nos grandes centros médicos.

Assista ao vídeo:

Acompanhe o trabalho do urologista Máximo Pinto nas redes sociais – @drmaximopinto – e confira outras invocações utilizadas nas técnicas cirúrgicas. Contato – Telefone/WhatsApp: 83 9 9129 2750.

Leia mais sobre o assunto nos links a seguir:

VÍDEO! Conceituado médico realiza cirurgia inédita de “bola na vagina” para pacientes da PB e do RN 

Cirurgias por vídeo eliminam dores de pacientes com cálculo renal no interior da Paraíba e do Rio Grande do Norte 

Avanço para RN e PB: especialista reproduz técnica robótica durante cirurgia de próstata 

Sousa se torna referência em cirurgia por videolaparoscopia. “Estamos pensando em novos desafios”, diz urologista

VÍDEO! Com pequenos cortes na pele, médico urologista retira cálculo renal de 5 cm em paciente de 37 anos

Por videolaparoscopia: urologista realiza cirurgia rara em criança que sofria de perda urinária contínua em Sousa


Fonte: Blog do Levi