VÍDEO: Aluna de escola pública do distrito de Divinópolis, em Cajazeiras, vence concurso nacional de Redação - BLOG DO GERALDO ANDRADE

VÍDEO: Aluna de escola pública do distrito de Divinópolis, em Cajazeiras, vence concurso nacional de Redação

 Por Jocivan Pinheiro

28/04/2023 às 17h18 • atualizado em 28/04/2023 às 17h36

A aluna

A aluna Maria Vitória de Abreu, de 14 anos, que estuda na Escola Municipal Carolino de Souza Neto, no distrito de Divinópolis, em Cajazeiras, está entre os vencedores da 12ª edição do Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União, na categoria Redação – 9º ano do Ensino Fundamental. A etapa estadual do concurso é promovida em parceria com o Ministério Público da Paraíba e apoio do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco).


Além de cursar o 9º ano do ensino fundamental, Maria Vitória faz o técnico de Informática no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – campi de Cajazeiras. “Meu coração está muito feliz, foi um dia muito emocionante pra mim, algo muito importante também porque eu trabalhei bastante nisso, quebrei um pouquinho de cabeça, mas graças a Deus deu tudo certo”, comemora a estudante.


Após um curto período da vida em que sonhou em ser policial, a adolescente está mudando algumas perspectivas e agora se interessa na Engenharia Civil. “Eventualmente meus sonhos e ideias estão mudando um pouco e eu penso bastante em cursar futuramente Engenharia Civil”, disse ela.

Maria Vitória e sua redação premiada (Foto: Victor Batista/TVDS)

Sara Araújo, promotora do Ministério Pública da Paraíba, fala do objetivo do concurso. “O que se busca é incentivar o aluno, é mostrar que com a educação tudo se pode alcançar, e queremos incentivar mais alunos a procurar a educação, a leitura, o aprendizado, porque é com esse conhecimento que eles vão poder alcançar grandes voos”.


Valter Silva, auditor da CGU, destaca que não é a primeira vez que a escola Carolino de Souza Neto emplaca alunos entre vencedores de concursos. “Mostra que existe um trabalho realmente importante na educação. Ela concorreu com alunos da área privada, da área pública e foi a campeã estadual, então pra gente é uma satisfação muito grande”.


A professora Irisdene Batista conta que o trabalho dos educadores é cansativo, mas é essa dedicação que faz a diferença na vida dos alunos. “A gente está vendo a valorização sendo reconhecida. Não é fácil, é um desafio de todos os dias. A gente dorme e acorda pensando no que melhorar, no que fazer diferente para conquistar essa garotada nessas habilidades da leitura e da escrita”.

Maria Vitória e a professora Irisdene Batista (Foto: Victor Batista/TVDS)

Maria Vitória não tem dúvida que a educação é um dos principais caminhos para realizar sonhos e ser um bom cidadão. “Com certeza vale muito a pena. Apesar de ter premiação ou não, você vai adquirir conhecimento, e todos são capazes de conseguir o que eu consegui hoje, de conquistar, de chegar lá”.

Estudantes da Escola Municipal Carolino de Souza Neto (Foto: Victor Batista/TVDS)


A Paraíba ficou em primeiro lugar em número de escolas inscritas e de alunos mobilizados no 12º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União. Foram 409 escolas paraibanas inscritas, o que corresponde a 19% do total de escolas de todos os estados, que foi de 2.149. Os dados mostram ainda que foram 63.493 alunos mobilizados, correspondendo a 15,2% do total de participantes (481.360). Ao todo a Paraíba produziu 24.784 redações e 21.815 desenhos.


O concurso é destinado a estudantes que estejam regularmente matriculados em escolas públicas e privadas da Paraíba, no ensino fundamental ou médio, incluída a modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, e que tenham os seus trabalhos devidamente inscritos em uma das 13 categorias.


Mais fotos

DIÁRIO DO SERTÃO