Saiba como votaram deputados da Paraíba ‘PL das fake news’. - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Saiba como votaram deputados da Paraíba ‘PL das fake news’.

 

Somente Ruy Carneiro e Cabo Gilberto votaram contra / Foto: reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou, por 238 votos a 192, o requerimento de urgência para o projeto das fake news (PL 2630/20), que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, mas que é encarado como “censura prévia” por oposicionistas.


A provação contou com o apoio da maioria dos parlamentares paraibanos, sendo que apenas dois votaram contra. (VEJA ABAIXO).

Durante a votação, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que os líderes chegaram a um acordo de procedimentos que previa a votação da urgência hoje e a análise do mérito na próxima semana, o que não foi reconhecido pelas bancadas do Novo, do PL e da Frente Parlamentar Evangélica, que votaram contra a urgência.

Da Paraíba, somente os deputados Ruy Carneiro (PSC) e Cabo Gilberto (PL) VOTARAM CONTRA A URGÊNCIA.

Por outro lado, VOTARAM A FAVOR DA URGÊNCIA os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP), Gervásio Maia (PSB), Hugo Motta (Rep), Luiz Couto (PT), Murilo Galdino (Rep), Romero Rodrigues (Podemos) e Wilson Santiago (Rep).

Os deputados Damião Feliciano (União), Mersinho Lucena (PP) e Wellington Roberto (PL) não votaram.

Segundo Lira, o objetivo da urgência é dar mais tempo ao relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), para negociar mudanças propostas pelos partidos, o que preocupa parlamentares conservadores com a falta de aprofundamento do debate sobre liberdade de expressão.

Divergência

Diante de divergência de interpretação dos acordos feitos durante a reunião de líderes, o presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu impor ao projeto sobre fake news um regime de urgência que requer apenas maioria simples para a sua aprovação. “É minha prerrogativa regimental”, disse Lira.

A diferença é que a urgência aprovada por maioria simples é limitada a dois projetos em tramitação na Câmara e não permite a votação da proposta imediatamente. Já aquela que depende do aval de 257 deputados permite a inclusão imediata na pauta. Lira afirmou que os líderes tinham feito acordo para dispensar a votação nominal do requerimento de urgência que exige maior quórum.




Fonte: Agenda Política