Quatro paraibanos compõem ‘blocão’ de Lira formado por 9 partidos e 173 deputados - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Quatro paraibanos compõem ‘blocão’ de Lira formado por 9 partidos e 173 deputados

 

Pelo menos quatro paraibanos fazem parte do bloco parlamentar formalizado pelo presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, na última quarta-feira (12). O bloco é integrado por nove partidos, de direita e da base governista, que somam 173 deputados, sendo a maior força política em número de deputados.



O novo bloco reúne União Brasil (59), PP (49), Federação PSDB-Cidadania (18), PDT (17), PSB (14), Avante (7), Solidariedade (5) e Patriota (4), superando o bloco formado por MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, que conta com 142 deputados. Na prática, trata-se de uma reação de Arthur Lira, demonstrando força junto aos parlamentares.


De acordo com a assessoria da Câmara Federal, em resposta ao blog Agenda Política, todos os deputados filiados aos partidos que integram o bloco, necessariamente, fazem parte do grupo formado por Arthur Lira. Com isso, compõem o grupo parlamentar os deputados Damião Feliciano (União), Mersinho Lucena (PP), Aguinaldo Ribeiro (PP) e Gervásio (PSB).


Na última quarta, o líder do União, deputado Elmar Nascimento, abriu a entrevista coletiva que anunciou o novo bloco e informou que um rodízio de líderes “experientes e que estão mais afinados com o governo”, começando pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE), defenderão “pautas prioritárias para o País”, que, segundo Nascimento, são medidas provisórias e alguns projetos com urgência constitucional.


Apesar da fala, a formação do grupo é um sinal de que Lula não tem vida fácil no Congresso. O PT, partido do presidente, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, não participarão dos blocos. Os parlamentares, mais uma vez, ganham protagonismo e força no xadrez político de Brasília.



Fonte: Agenda Política