Ex-deputado Jeová Campos é nomeado Procurador Chefe Adjunto da Assembleia Legislativa da Paraíba - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Ex-deputado Jeová Campos é nomeado Procurador Chefe Adjunto da Assembleia Legislativa da Paraíba

O ex-deputado estadual, Jeová Vieira Campos do Partido dos Trabalhadores foi nomeado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (PSB) para o cargo de Procurador Chefe Adjunto da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. O ato da Mesa nº 006/2023 foi publicado no Diário do Poder Legislativo (DPL) do último dia 3 de fevereiro, com data retroativa a 1º de fevereiro.


A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) autorizou a cessão do ex-deputado Jeová Campos (PT) para assumir o cargo comissionado de procurador-adjunto da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. O ato foi publicado no Diário Oficial da União da segunda-feira (3). O ato, assinado pelo reitor Antônio Fernandes Filho, permite que Jeová Campos, que é professor concursado da UFCG, fique afastado das funções, a partir de 1º de fevereirodeste ano até 31 de julho de 2027.


Jeová Vieira Campos nasceu em 04 de janeiro de 1964 na Comunidade Poço Vermelho, município de São José  de Piranhas, Alto Sertão da Paraíba. É casado com Maria Solange F. Damascena, pai de seis filhos e filho de Francisco de Oliveira Campos e Maria Vieira  Campos. Há vários anos, ele possui residência fixa em Cajazeiras, no interior do Estado.

Advogado, com especialização nas áreas Trabalhista, Administrativa e Seguridade Social.


Jeová Campos também é professor do curso de Direito do Campus III da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).


De origem humilde, Jeová começou sua vida como vendedor de alho em feiras livres do sertão do Estado, mas, apesar das adversidades, ele sempre buscou seu crescimento superando os desafios da vida com a determinação e a coragem de um legítimo sertanejo.


Foi alfabetizado, primeiramente, pela sua mãe, Dona Maria Vieira Campos e depois pela sua tia, a professora Maria Mendes, e estudou toda sua vida em escolas públicas.


Na infância e adolescência, estudou em escolas das cidades de São José de Piranhas, Cachoeira dos Índios e Cajazeiras, ao mesmo tempo em que desenvolvia atividades comerciais nas feiras livres da região, como vendedor de alho e outros produtos sempre conciliando sua vida de estudante com a de vendedor.


Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, em janeiro de 1991, e cinco

anos mais tarde passou num concurso público para professor da instituição. Jeová Vieira Campos por três vezes, exerceu o mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (o primeiro, entre fevereiro de 2007 e janeiro de 2011; osdois seguintes, entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2023).


Em 2006 foi candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, recebendo 27.521 sufrágios e tornando-se o 19º deputado estadual mais votado. Em 2010, recebe66.741 votos para deputado federal, mas ficou de fora da Câmara dos Deputados. Deixou o PT em 2014 para filiar-se ao PSB. No mesmo ano, volta a disputar uma das 36 vagas da Assembleia Legislativa, conquistando 25.905 votos. Reelegeu-se em 2018, com a 15ªmaior votação do estado (31.017).


Em março de 2022, durante o período de "janela partidária", deixou o PSB, filiando-se novamente ao Partido dos Trabalhadores-PT. Neste mesmo, ano, foi o primeiro suplente na chapa da candidatura de Ricardo Coutinho ao Senado Federal, que recebeu 431.857

votos (21,56% do total), ficando na terceira colocação por uma das vagas, e não obteve

êxito na eleição. 


Jeová Campos entrou para a política defendendo causas de interesse da população sertaneja. Exerceu a função de presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente.

Na Casa Epitácio Pessoa, foi ainda o presidente da Frente Parlamentar da Água.


”Honrado e com gratidão infinita, recebo essa nomeação principalmente como reconhecimento de minha capacidade como advogado e como conhecedor do Direito.

Esse cargo de procurador-adjunto é exclusivo dos profissionais da área do Direito, que é a área que, de fato, me fez ser um cidadão reconhecido e deputado estadual. Renovo meus agradecimentos ao presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, ao apoio do deputado Chico Mendes e à torcida de todos os amigos porque esse cargo é muito afeito ao meu sentimento de momento, que é advogar”, disse o ex-deputado Jeová Campos.


Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do

Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities. 


Blog do Geraldo Andrade