No mês da mulher, Janja e Michelle disputam atenção nas redes sociais; veja desempenhos - BLOG DO GERALDO ANDRADE

No mês da mulher, Janja e Michelle disputam atenção nas redes sociais; veja desempenhos

 

Janja Silva e Michelle Bolsonaro disputam atenção no Instagram / Foto: Agenda Política

A atual primeira-dama do país, Rosângela Silva, a Janja, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estão no centro das atenções desde as eleições de 2022, quando participaram ativamente das campanhas de seus maridos, Lula e Bolsonaro, respectivamente. Mas, passado o pleito eleitoral, o engajamento de ambas tem aumentado nas plataformas virtuais. Elas são vistas como potenciais postulantes à Presidência da República.



Enquanto a mulher de Lula tem perfis no Tiktok, Twitter e no Instagram, acumulando ao todo cerca de 3,6 milhões de seguidores, a esposa de Jair Bolsonaro só utiliza o Instagram, tendo somente em um perfil, 5,9 milhões de seguidores. É na plataforma da Meta onde a participação de ambas é mais ativa, com compartilhamentos constantes de conteúdos e interações com o público.


No caso de Janja, a maior parte das publicações retrata a rotina dela nas atividades políticas que tem desempenhado desde que Lula assumiu o Palácio do Planalto, em 01 de janeiro.


A primeira-dama tem participado de praticamente todas as solenidades e pronunciamentos do marido, e inclusive, de viagens internacionais, como foi no caso do encontro com o presidente americano, Joe Biden. Uma foto da viagem do casal aos Estados Unidos rendeu 154 mil curtidas no Instagram de Janja.


Em outro exemplo, no último dia 06, ela publicou um vídeo dos bastidores de uma reunião com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, no gabinete dela instalado no Palácio do Planalto. Na ocasião, preparava a programação do Mês da Mulher, organizado por ela. O vídeo teve 160 mil curtidas e mais de 7 mil comentários.


O dia a dia de Janja, como do marido, é compartilhado de forma detalhada também através dos recursos dos stories da rede social. Reuniões, eventos, pronunciamentos, cada passo dos compromissos públicos. Na última sexta-feira (10), Janja explorou em diversas publicações uma agenda que teve no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em conversa com mulheres da comunidade.



Michelle Bolsonaro lidera número de seguidores e de curtidas, mas diminui número de publicações


Tendo diminuído o ritmo de publicações nas redes sociais desde que deixou o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, a ex-primeira-dama do país segue publicando, ocasionalmente, informações sobre sua atuação política. Ela voltou ao Brasil no fim de janeiro, depois de um mês de férias nos Estados Unidos ao lado do marido, Jair Bolsonaro.


Tendo assumido recentemente a direção do PL Mulher, ela planeja uma série de eventos pelo país voltados ao público feminino. Ela segue atuando em pautas como o voluntariado, a defesa das pessoas com deficiência e das pessoas com doenças raras.


Informações compartilhadas pela imprensa sobre doação de joias da Arábia Saudita para ela e Bolsonaro podem adiar os compromissos públicos, dizem veículos nacionais de imprensa, mas as interações nas redes sociais seguem acontecendo normalmente, inclusive para negar a participação dela em irregularidades veiculadas na mídia.


Mesmo em meio ao noticiário negativo, o engajamento segue em alta. Uma publicação do dia 15 de fevereiro, em quando ela assumiu a condição de presidente do PL mulher, alcançou quase 600 mil curtidas na rede social, um número que supera até mesmo as curtidas feitas na página do presidente Lula.



Sendo ativista da causa das pessoas com deficiência e das pessoas raras, Michelle também compartilha publicações sobre a temática, a exemplo do que fez no dia 28 de fevereiro, Dia Mundial das Doenças Raras, quando obteve 22 mil curtidas em uma publicação simples sobre o tema.


Com teor religioso, um vídeo sobre o nome de Jesus, feito há uma semana, recebeu 579 mil curtidas na rede social. Na última quarta-feira (08), uma publicação em vídeo sobre o Dia da Mulher conseguiu 137 mil curtidas.



Fonte: Agenda Política