ELEIÇÕES: Paraíba tem 98 prefeitos não aptos à reeleição em 2024 - BLOG DO GERALDO ANDRADE

ELEIÇÕES: Paraíba tem 98 prefeitos não aptos à reeleição em 2024

Um levantamento realizado pelo Blog do Gutemberg Cardoso apontou que dos 223 prefeitos paraibanos, prestes a encerrar os mandatos em dezembro do próximo ano, 98 não estão aptos a uma possível disputa à reeleição (renovação do mandato nas eleições seguintes). O número representa 43,9% dos gestores municipais no Estado. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba.

Como critério, o levantamento tomou como base, os gestores que estão encerrando o segundo mandato e, por conta disto, não poderão se reeleger.

Entre os nomes de destaque, estão Luciene Gomes (PSD), de Bayeux, Emerson Panta (PP), de Santa Rita, Vitor Hugo (DEM), de Cabedelo, Fábio Tyrone Braga (Cidadania), de Sousa, e Marcus Diôgo (PSDB), de Guarabira.

Segundo os dados, na Paraíba, cerca de 125 prefeitos no exercício atual (56,1%) só foram eleitos uma vez e, portanto, podem participar da disputa pela prefeitura no segundo semestre de 2024. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina que a reeleição é permitida apenas uma vez no caso de prefeitos, governadores e presidente da República.

Quando são avaliados os números de mulheres e homens nas prefeituras paraibanas, o levantamento aponta que, dos 223 municípios, 184 (82,5%) são do sexo masculino e apenas 39 (17,5%) do sexo feminino.

No que diz respeito aos partidos políticos de todos os atuais prefeitos da Paraíba, a maior bancada estadual é o do Cidadania, com 40 gestores, seguido do PSDB, com 27, do DEM com 25, e do PL, com 23. Estes são partidos tidos como tradicionais, na Paraíba.


Fonte; Blog do Gutemberg Cardoso