Dino diz que PF atuará dentro de aeroporto, mas descarta segurança em área externa na volta de Bolsonaro ao Brasil - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Dino diz que PF atuará dentro de aeroporto, mas descarta segurança em área externa na volta de Bolsonaro ao Brasil

 

Foto: Sergio Lima/Poder 360

Em audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (28), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que a Polícia Federal (PF) fará a segurança dentro do aeroporto de Brasília durante a chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), prevista para esta quinta-feira (30).


Em contrapartida, Dino disse que a PF não tem competência legal para fazer a segurança na parte de fora do aeroporto.


“A PF não pode fazer a segurança externa do aeroporto. Mas se o senhor ler a Constituição verá que a PF faz a segurança aeroportuária”, respondeu Dino após ser questionado sobre o tema durante a audiência.


Na segunda-feira (27), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, pediu a Dino, à Polícia Federal e ao governo do Distrito Federal que reforçassem a segurança no aeroporto por causa da chegada do ex-presidente.


O voo com Bolsonaro está previsto para pousar em solo brasileiro às 7h10 de quinta-feira (30) e já há um crescente movimento de bolsonaristas fazendo convocações nas redes sociais para recebê-lo. Em razão disso, há receio de que possa haver aglomerações com risco tanto para Bolsonaro quanto para as pessoas que estarão no local.


“A PF agirá de acordo com a lei. Não posso aceitar seu pedido e desrespeitar a lei”, acrescentou o ministro. Segundo ele, está sendo feita uma reunião sobre o assunto na Secretaria da Segurança Pública do DF.


Fonte: CNN Brasil