Comunidade de Barra de Piabas – Poço Dantas celebra a Festa do padroeiro São José - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Comunidade de Barra de Piabas – Poço Dantas celebra a Festa do padroeiro São José

 


A Comunidade Barra de Piabas, zona rural de Poço Dantas-PB, realiza de 10 a 19 de março, a tradicional festa de seu padroeiro São José. A celebração litúrgica de abertura aconteceu sexta-feira (10), às 19 horas, presidida pelo padre Everton Gabriel Vieira de Sousa. Durante a festa acontecem novenas, homenagens às famílias e às comunidades.  A capela da comunidade tem mais de um século e foi fundada pelo produtor rural Manoel Dias. O encerramento acontecerá no dia 19, dia de São José, às 9h30 com procissão e missa solene às 10h.  A festa de São José em Barra de Piabas é uma das manifestações religiosas do Município de Poço Dantas. 



Confira a programação completa dos festejos


Dia 10/03– Às 19h, houve o hasteamento da bandeira. Em seguida foi celebrada a santa missa tendo como celebrante o pároco Everton Gabriel dedicada às comunidades do Recanto, Miranda e Queimadas. Foram homenageadas as famílias da matriarca Tereza Vieira, Toinho Guilherme, Rosineide Guilherme Estrela, a professora Maria José Guilherme e Vidal Guilherme. Casal Guardião: Valdery (Nêgo) e Cleide. Criança: Bryan.  Tema: São José: Protetor das famílias.


Dia 11/03- Às 19h, novena. Celebrante: Elismar. Dedicada às Comunidades de Bulandeira, Garrancho  e Boa Vista. Famílias homenageadas Vanduir Machado, comerciante Noesia Estrêla, Zé Bigode, pecuarista Zé de Joaquim e Chiquinha Maximiano. Casal Guardião: Paulo e Elismar. Criança: Pedro Estrêla.  Tema: São José, Servo bom e fiel. Dia 12/03– Às 19h, Novena. Celebrante: Padre Domingos Cleides Claudino dedicada ao Distrito de São João Bosco e Riacho.  Serão homenageadas as famílias de Gabriel, Ismar, João Bosco, Marcolino, Joaquim e Zé. Casal Guardião: César e Claudineide.  Criança: José Miguel.  Tema: São José exemplo da fé. 


Dia 13/03 – Às 19h, Novena. Celebrante: Júnior Xavier dedicada às Comunidade de Baixio dos Lourenços e Baixa Verde. Serão homenageadas as famílias de Antônio Sobrinho, Vera, Fátima e Novo. Casal Guardião: Antônio Sobrinho e Sheyla. Criança: Rogério Filho. Tema: Modelo de obediência. 


Dia 14/03 -  Novena. Celebrante: Padre Narciso dedicada aos casais e filhos ausentes. Serão homenageadas as famílias de Gesildo, Chico Maximiano, comerciante Gisélia Sousa e Júnior.  Casal Guardião: Antônio e a técnica de enfermagem Geiza Sousa. Criança: Gabriel. Tema: São José esposo da mãe de Maria. 


Dia 15/03– Novena. Celebrante: Júnior Xavier.  Dedicada ao Assentamento Bom Jesus e Caracara. Serão homenageadas as famílias de Emanoel, Dona Nina, Helena, Maciel e do radialista João Andrade.  Casal Guardião: Alexandre e Jaiara. Criança: João Victor. Tema: São José, exemplo de santidade e modelo de todas as santidades. 


Dia 16/03 – Às 19h. Novena. Celebrante: Ivan.  Dedicada às Comunidades de Lagoa dos Cesários e Abrão.  Serão homenageadas as famílias de Zezinho de Quinco, Raul, Ramon, Raynelo e Raê.  Casal Guardião: Secretário Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, Carlos Geovano de Lira e esposa a ex-vereadora e ex-candidata e prefeita de Poço Dantas, professora Eva de Sousa Lira. Criança: Joaquim. Tema: São José anunciamos a esperança e a fraternidade. 


Dia 17/03 – Às 19h -  Novena. Celebrante: Equipe de Liturgia. Dedicada ao Distrito de Tanques e às Comunidades de Lajes e São José. Serão homenageadas as famílias de João de Quinco, Elivanilson, Didi de Quinco, Antônio de Quinco e Fransquinha.  Casal Guardião: médico Allan Fernandes e a esposa Dra. Amanda de Sousa Fernandes. Dia 18 – Desfile de garotas e garotos concorrendo ao título de Princesa e Príncipe. Barracas com comidas típicas e o tradicional leilão de São José. 


Dia 19/03– Encerramento da festa. Às 9h30 Procissão e às 10h missa solene presidida pelo padre Everton Gabriel. Após a santa missa haverá o Almoço de São José ao preço de R$ 10,00. Após o almoço haverá o festival de prêmios. 


As madrinhas da festa deste ano são as matriarcas Tereza Vieira de 93 anos, viúva do produtor rural Francisco Guilherme Estrêla (Chico de Duca) e Dona Francisca Ana de Andrade (Dona Nina), de 92 anos, mãe do radialista João Andrade. O manto de São José para as crianças desfilarem foi uma sugestão de Rosineide Guilherme Estrela. 


“Rosineide Guilherme Estrêla disse: “A Igreja sempre teve um carinho especial por São José e sempre se preocupou em promover, cada vez mais, a devoção por este grande santo. É sempre motivo de alegria celebrar a festa do padroeiro da nossa querida Comunidade de Barra de Piabas.  O Papa Francisco encorajou os fiéis a pedirem a intercessão de São José nos momentos mais difíceis de suas vidas e de suas comunidades. "Onde os nossos erros se tornam um escândalo, peçamos a São José que nos dê coragem para dizer a verdade, pedir perdão e recomeçar humildemente". 



Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB Nº 604 

Blog do Geraldo Andrade