Com pneumonia e influenza, Lula vai passar uma semana em tratamento, diz médico - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Com pneumonia e influenza, Lula vai passar uma semana em tratamento, diz médico

 


O presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) em reunião com ministros, no Palácio do Planalto

RICARDO STUCKERT/PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - 10.03.2023

Um dos médicos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o cardiologista Roberto Kalil Filho afirmou ao R7 neste sábado (25) que o chefe do Executivo deve ficar ao menos uma semana em tratamento. "O presidente está bem, está se recuperando, e deve manter o tratamento por aproximadamente uma semana", comentou. 


"Seria uma viagem de 30 horas, longa e cansativa. Ele não é um paciente qualquer, precisamos ter esse cuidado", completou Kalil sobre a viagem do chefe do Executivo à China. Lula foi diagnosticado com “broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A" e está em tratamento com uso de antibióticos desde a noite de quinta (23).


Apesar de apresentar o quadro de saúde estável, segundo Kalil, a equipe médica preferiu recomendar repouso ao presidente. A orientação fez com que a viagem de Lula à China fosse cancelada. A equipe do Palácio do Planalto afirmou que "o adiamento já foi comunicado para as autoridades chinesas com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data."




VEJA TAMBÉM

Com pneumonia, Lula adia viagem à China; nova data ainda não está definida 

BRASÍLIA

Com pneumonia, Lula adia viagem à China; nova data ainda não está definida

Vladimir Putin diz que vai posicionar armas nucleares táticas em Belarus 

INTERNACIONAL

Vladimir Putin diz que vai posicionar armas nucleares táticas em Belarus

Como se pega pneumonia? Veja quais são os sintomas e o tratamento da doença de Lula 

SAÚDE

Como se pega pneumonia? Veja quais são os sintomas e o tratamento da doença de Lula

Lula tem 77 anos e passou por uma bateria de exames em Brasília em fevereiro. Em novembro do ano passado, chegou a ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para realizar um procedimento de laringoscopia e retirada de uma leucoplasia na prega vocal esquerda, que é uma alteração na mucosa da garganta.


O presidente teve um câncer na laringe, em 2011, e encerrou o tratamento contra a doença em fevereiro de 2012.


Adiamento da viagem à China

Inicialmente, Lula embarcaria rumo a Xangai neste sábado (25). No entanto, após o diagnóstico da doença respiratória na quinta-feira (23), a viagem ao país asiático foi adiada para o domingo (26). Neste sábado, a equipe descartou o embarque. 




Lula chegou a ter agenda prevista para a sexta cancelada. Mas mesmo com a recomendação de repouso, decidiu se reunir à tarde com ministros e líderes do governo no Alvorada. Isso reforçou a expectativa de que o presidente viajaria à China, já que a missão é considerada estratégica para o governo do petista. 


O presidente deveria tratar sobre invasão russa à Ucrânia, saúde, meio ambiente, indústria e a reforma de fóruns multilaterais, como o Conselho de Segurança da ONU. Além de outros assuntos como as relações comerciais, com foco nos setores industrial, agronegócio, transição energética e segurança alimentar.


Uma comitiva com ministros, parlamentares, governadores e empresários estava pronta para embarcar para o país asiático. 



Com Lula ausente, outras autoridades também decidiram cancelar as agendas. O primeiro a declinar foi o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Além dele, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também não irão mais à China.


Fonte: R7