Inmet coloca mais de 140 municípios da Paraíba em alerta para chuva e ventos de até 100 km/h - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Inmet coloca mais de 140 municípios da Paraíba em alerta para chuva e ventos de até 100 km/h


Imagem ilustrativa – Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para diversos municípios paraibanos. Os alertas são de acumulado de chuva e ventos fortes, que podem chegar aos 100 quilômetros por hora (km/h).


Um dos alertas é para 50 municípios do Sertão do estado que estão com perigo de chuvas intensas, com volume de chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia e os ventos podem chegar a velocidades entre 60 km/h e 100 km/h.


Já nas áreas com perigo potencial de chuva, pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia e as precipitações devem ser acompanhadas por ventos fortes, com intensidade entre 40 e 60 km/h.


Em ambas as áreas sob alerta, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


O Inmet orienta que a população de áreas afetadas não se abrigue debaixo de árvores nem estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O instituto também recomenda que seja evitado o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.


Fonte 83