Efraim diverge do STF sobre apreender CNH de endividados - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Efraim diverge do STF sobre apreender CNH de endividados

 

Líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho afirmou, nesta quarta-feira (22), que não se deve coibir o endividamento das famílias por meio da apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Segundo o parlamentar, punir essas pessoas com a apreensão da carteira de motorista, instrumento de trabalho de milhares de brasileiros, é equivocado. 


“Sabemos que o início do ano requer um ajuste nas contas de cada cidadão, que há anos paga juros altos. Hoje, quatro em cada dez brasileiros adultos estão negativados e não tem sentido combater esse endividamento apreendendo a CNH. Isso só dificulta ainda mais a situação de quem quer saldar as suas dívidas”, destacou. 


Para Efraim Filho, é preciso compreender que o país sofre as consequências da crise provocada pela pandemia da Covid-19 e que as famílias estão endividadas não por vontade própria, mas pelo desemprego causado pelo fechamento do comércio e das demais atividades econômicas. 


Sem contar que, no início do ano, a população fica mais endividada porque acumula os débitos do ano anterior e com os impostos que precisam pagar no ano que entra, como IPTU e IPVA. 


Efraim Filho defende que STF e Legislativo discutam o tema com seriedade, com base em quem tem em vista quitar as dívidas, facilitando, assim, a renegociação dos débitos.


Fonte: A jornalista Sony Lacerda