Detento da cadeia de Pombal volta a se destacar por tirar boa nota no ENEM - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Detento da cadeia de Pombal volta a se destacar por tirar boa nota no ENEM

 

O número de reeducandos do sistema prisional da Paraíba aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2022) cresceu 73,66% em relação à edição anterior.


Nessa última edição, cujo resultado foi divulgado quinta-feira (9), foram aprovados 389 reeducandos, enquanto na anterior foram 224, comprovando os avanços das metas estabelecidas pelo Governo do Estado com ações de ressocialização.


A maior nota na redação ficou nas seguintes unidades prisionais: Penitenciária João Bosco Carneiro (Guarabira) com o reeducando F.M.C com 840 pontos e a Penitenciária Raimundo Asfora (Campina Grande) com o reeducando E.S.M também com 840 pontos.


A maior média geral do Enem PPL 2022 foi de um reeducando da Cadeia de Pombal, “C.E.B.S”, de 29 anos, que obteve 625,4 pontos de média. Ao Blog do Naldo Silva, o diretor da unidade, Giorgio Diniz, disse que ele já havia se destacado no exame de 2021 quando tirou a maior nota em Redação no Estado.


O detento cumpre pena na cadeia local acusado de crimes como tráfico de drogas, assalto e tentativa de homicídio, e atualmente cursa Letras à distância.


O secretário da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, comemorou o resultado do Enem PPL 2022 e parabenizou os reeducandos aprovados, bem como a equipe de trabalho que contribuiu para o êxito do plano educacional.


“As políticas públicas na área educacional, praticadas pelo Governo João Azevêdo, também são prioritárias no sistema prisional, objetivando a reinserção de pessoas em privação de liberdade e as egressas do sistema. As ações avançarão ainda mais nos próximos quatro anos”, pontuou o gestor. 


Para João Rosas, gerente de Ressocialização, “o crescimento expressivo nas aprovações demonstra o fortalecimento da política educacional do Governo do Estado, e a expectativa é que tenhamos um grande número de reeducandos selecionados no Sisu e Prouni para cursos de nível superior.  O trabalho de revisão de conteúdos e as parcerias firmadas para sua viabilização, que foram referências nacionais e replicadas pelo Depen para os demais estados, foram fundamentais para esse importante resultado que irá impactar na vida dessas pessoas e contribuir com a elevação da reintegração social, por meio da educação.”


As unidades/locais de prova com maior percentual de aprovados foram as seguintes:  Cadeias – 1º lugar: Cadeia de Queimadas (80% dos inscritos foram aprovados). Unidades Prisionais masculinas 1º lugar: Presídio Especial do Valentina (100%).  Unidades prisionais femininas – 1º lugar: Penitenciária feminina de Patos (40% das inscritas foram aprovadas).


Locais de prova para egressos do sistema prisional (semiaberto, aberto e em livramento condicional) – 1º lugar: Sala da Sede da Gerência de Ressocialização (23,8% dos inscritos foram aprovados). Em números absolutos, a unidade com maior número de aprovação foi a Penitenciária Desembargador Silvio Porto com 63 reeducandos aprovados.

 

Provas foram aplicadas em 100% das prisões na Paraíba


A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) aplicou as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2022) em 100% das unidades prisionais do estado, totalizando 65 locais de prova. Essa foi a primeira vez que isto ocorre desde a criação do certame em 2009. 


Outro dado relevante é o aumento de 46,02% no número de inscritos em relação ao Enem PPL de 2021, quando participaram 906 reeducandos. As provas do Enem PPL 2022 foram aplicadas dias 10 e 11 de janeiro com a participação recorde de 1.323 reeducandos.


Nesta edição, a aplicação das provas contou com 265 colaboradores, sendo eles, representantes da banca certificadora do certame, a Cesgranrio, servidores da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), além da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).


FonteBlog do Naldo Silva com Secom – PB