Secretaria de Educação de São José de Piranhas (PB) realiza busca ativa para que nenhum estudante do município fique fora da escola - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Secretaria de Educação de São José de Piranhas (PB) realiza busca ativa para que nenhum estudante do município fique fora da escola








 A campanha busca ativa escolar, fora da escola não pode!

A Secretaria Municipal de Educação de São José de Piranhas realizou na quinta-feira, 26 de janeiro de 2023, mais um momento de Busca Ativa Escolar. O evento em formato Pit Stop foi realizado pelo segundo ano consecutivo nas ruas e bairros da cidade para mobilização de estudantes, pais, responsáveis e a sociedade de modo geral, para incentivar a matrícula de crianças e jovens na escola, garantindo e oportunizando assim o direito à educação.


Essa iniciativa faz parte da metodologia do SELO UNICEF, para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. Na oportunidade o incentivo se estende a todos que abandonaram a escola a retomarem seus estudos nas turmas de EJA municipal e estadual. É uma estratégia muito útil para ajudar a garantir direitos em especial, o direito à educação.


“Toda criança e jovem de 4 a 17 anos deve estar matriculada em uma escola. Os pais ou responsáveis precisam buscar a escola mais próxima para regularizar a matrícula. É importante destacar que a participação nas atividades escolares é indispensável para o futuro dessas crianças e jovens”. Diz a secretária de educação Fabiana Inácio, que esteve à frente juntamente com a coordenadora da BAE Gabriela Gomes, a articuladora do Selo Unicef Elivauma Oliveira, e com toda a sua equipe de coordenadores, gestores escolares e técnicos nessa ação tão importante na busca ativa para garantia desse direito.

 

A secretária de educação, Fabiana Inácio, enfatiza que a gestão municipal, representada pelo prefeito Bal Lins, não mede esforços para buscar garantir uma educação de qualidade para todos, e que esta busca ativa aos estudantes acontece durante todo o ano letivo através das mais variadas estratégias, dentre elas, visitas domiciliares pelos gestores, visitadores do Programa Criança feliz, agentes comunitários de saúde, conselheiros tutelares, entre outros, em um trabalho intersetorial para fortalecer dessa forma a rede de proteção.


A secretária informa ainda que para o início das aulas já está tudo otimizado para a entrega, no primeiro dia de aula, de kits escolares e fardamentos para todos os alunos da rede municipal de ensino de São José de Piranhas.