Promessas de campanha : g1 vai monitorar compromissos de Lula e governadores - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Promessas de campanha : g1 vai monitorar compromissos de Lula e governadores



Montagem de fotos com o presidente e os governadores eleitos em 2022. — Foto: Montagem/g1

Montagem de fotos com o presidente e os governadores eleitos em 2022. — Foto: Montagem/g1

Durante os próximos quatro anos, mais de 800 promessas feitas pelos governadores e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral de 2022 vão ser acompanhadas de perto por equipes de reportagem do g1 de todo o Brasil.

  • São compromissos feitos pelos então candidatos em entrevistas, debates, programas de governo entregues ao TSE e agendas eleitorais sobre diversos temas: economia, educação, saúde, segurança pública, entre outros.
  • g1 levantou tudo o que foi prometido durante a campanha e separou o que pode ser claramente cobrado e medido. Veja os critérios.
  • Ao longo dos próximos quatro anos, balanços dos andamentos destas promessas serão publicados pelo g1 para que o eleitor consiga acompanhar de perto o comprometimento dos governos diante dos compromissos feitos durante as eleições.

Veja também as promessas que serão acompanhadas no seu estado:

Temas das promessas

No total, o g1 vai acompanhar o andamento de 817 promessas dos governadores brasileiros. Os principais temas são educação e cultura, saúde e infraestrutura (que envolve obras de rodovias, barragens, pontes, entre outras).

Já os temas com menos compromissos são esporte, habitação e turismo.

Em relação ao governo federal, o g1 vai acompanhar 39 promessas feitas por Lula em entrevistas, documentos e agendas de campanha. Os principais temas são economia e administração. Já os temas com menos promessas são esporte, infraestrutura, meio ambiente e transparência.

Metodologia do projeto

Além dos governadores e do presidente, o projeto também monitora o andamento dos compromissos feitos pelos prefeitos das capitais brasileiras. O último balanço foi publicado em janeiro de 2022, com um ano de governo dos prefeitos. Veja todas as promessas.

g1 acompanha durante os quatro anos de mandato os cumprimentos das promessas de campanha dos políticos. As equipes de reportagem levantam tudo que pode ser cobrado e medido. Isso quer dizer que compromissos muito genéricos ou que não podem ser medidos de forma objetiva não são considerados no projeto.

Por conta desta metodologia, não é possível comparar a quantidade e o andamento dos compromissos feitos pelos então candidatos.

Quais são os critérios para medir as promessas?

  • Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento
  • Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências
  • Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências

Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status é "cumpriu" apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é "não cumpriu". Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é "em parte". Se a promessa é inaugurar 10 km de uma rodovia e 5 km já foram entregues à população, o status é "em parte".


Fonte: G1