Posse de deputados e senadores e eleições das presidências da Câmara e do Senado marcam semana em Brasília; confira - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Posse de deputados e senadores e eleições das presidências da Câmara e do Senado marcam semana em Brasília; confira

Sede do Congresso Nacional – Foto: Reprodução

Na quarta-feira (1º), assumem 513 deputados e 27 senadores, que devem escolher os presidentes das casas já no primeiro dia


A semana de 29 de janeiro a 4 de fevereiro em Brasília deve ser marcada pela posse dos novos parlamentares e pela eleição de presidentes da Câmara e do Senado — eventos agendados para quarta-feira (1º). Também estão previstos o fim da intervenção federal na segurança pública do DF para terça-feira (31) e a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, que está agendada para esta segunda-feira (30), na capital federal.


Além de dar posse aos 513 deputados eleitos em outubro do ano passado, a Câmara vai eleger seu presidente pelos próximos dois anos nesta quarta-feira (1º). O atual ocupante da cadeira e candidato à reeleição, Arthur Lira (PP-AL), chega como favorito.


O PT cogitou apresentar um nome para concorrer com Lira devido à aliança entre o atual chefe da Câmara e o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), mas não foi preciso — Lira entrou em consenso com a bancada petista.


Os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) devem apresentar seus nomes, mas sem chance efetiva de eleição para o cargo.


Tomarão posse pela Paraíba, os seguintes deputados federais:  


Hugo Motta (Republicanos) – 158.171 votos

Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) – 135.001 votos

Cabo Gilberto Silva (PL) – 126.876 votos

Mersinho Lucena (Progressistas) – 114.818 votos

Romero Rodrigues (PSC) – 114.573 votos

Murilo Galdino (Republicanos) – 112.891 votos

Wellington Roberto (PL) – 109.067 votos

Ruy Carneiro (PSC) – 102.531 votos

Wilson Santiago (Republicanos) – 84.407 votos

Gervasio Maia (PSB) – 69.405 votos

Dr. Damião (União Brasil) – 64.023 votos

Luiz Couto (PT) – 54.851 votos


SENADO


O Senado dá posse a 27 membros — um terço do total — e escolhe o novo presidente para o próximo biênio também na quarta-feira (1º). Disputam o cargo os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE), Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tenta a reeleição, e Rogério Marinho (PL-RN).


A cerimônia de posse está prevista para as 15 horas. Depois, às 16 horas, começa a reunião preparatória para a eleição da mesa diretora do Senado. Pacheco é o nome apoiado pelo governo, Marinho representa o maior partido da oposição, e Girão se apresenta como candidato independente.


O ano judiciário também começa oficialmente nesta quarta-feira (1º) e será marcado por uma sessão solene do Supremo Tribunal Federal (STF). Na data, voltam a contar todos os prazos processuais das ações em andamento na corte.


Pela Paraíba, tomará posse o senador eleito Efraim Filho (União Brasil), que obteve  617.477 votos.


Fonte 83 com R7