Plenário do STF julga nesta quarta decisão de Moraes que afastou Ibaneis do governo do DF - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Plenário do STF julga nesta quarta decisão de Moraes que afastou Ibaneis do governo do DF

 



Foto: SARAH PAES/R7

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nesta quarta-feira (11). A deliberação iniciou à 0h e terminará às 23h59 no plenário virtual, plataforma em que os ministros registram o voto.


O ministro Alexandre de Moraes, na última segunda (9), ordenou que Ibaneis fique fora do cargo durante 90 dias. A determinação do magistrado foi divulgada horas após manifestantes extremistas que não aceitam a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições invadirem e depredarem o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF, no último domingo (8).


Vice-governadora no comando


Após o afastamento de Ibaneis Rocha, o cargo foi assumido pela vice-governadora, Celina Leão (PP), que reconheceu que houve uma falha no comando da polícia durante os atos de vandalismo.


Para a governadora em exercício, Ibaneis “recebeu várias informações equivocadas durante todo o momento da crise” e não tem participação na depredação contra os prédios dos três poderes da República.


Fonte: R7