OMS se reúne nesta sexta para decidir se Covid-19 ainda é emergência mundial - BLOG DO GERALDO ANDRADE

OMS se reúne nesta sexta para decidir se Covid-19 ainda é emergência mundial

 

Tedros Adhanom, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde DENIS BALIBOUSE/REUTERS - 14.12.2022

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom, anunciou na última quarta-feira (24) que o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional se reunirá hoje para decidir se o problema da Covid-19 ainda constitui uma emergência mundial.


A organização declarou em 30 de janeiro de 2020 a emergência de saúde pública de importância internacional e se reúne a cada três meses para reavaliar a situação.





No fim do ano passado, a agência sanitária afirmou ter a expectativa de que pudesse encerrar as emergências de Covid-19 e mpox neste ano.


Somados todos os países do mundo, foram constatados 669 milhões de casos da doença e mais de 67,8 milhões de mortos. Os dados mais recentes indicam uma média de 236.272 casos e 3.779 mortes nos últimos sete dias.


No Brasil, são mais de 36 milhões de casos e 696.603 mortes desde o início da pandemia. Os dados mais recentes, divulgados pelo Ministério da Saúde, mostram que a doença matou 3.938 pessoas em dezembro, com média de 131 a cada dia.





Para efeitos de comparação, o câncer de pulmão é a causa de morte de 28 mil pessoas e gera quase 30 mil casos por ano no Brasil. No pico da Covid-19 no país, entre março e abril de 2021, chegaram a morrer mais de 3 mil pessoas por dia.


Segundo a plataforma Our World in Data, o Brasil é hoje o 21º país do mundo com o maior número de mortes por milhão de habitantes: 3.240.


A doença ainda está longe de ser um problema solucionado no país e no mundo, o que é motivo de preocupação da OMS.


A reunião do conselho, portanto, deverá avaliar a atual situação global da Covid, que teve alta de casos nós últimos meses, após a mudança da política de contenção do vírus na China.


Os números mais preocupam que aliviam a OMS, já que mais de 170 mil pessoas morreram nos últimos dois meses em decorrência do coronavírus no mundo.


VEJA TAMBÉM

SUS aplicará vacina atualizada contra a Covid-19 a partir de 27 de fevereiro; saiba quem pode tomar

SAÚDE

SUS aplicará vacina atualizada contra a Covid-19 a partir de 27 de fevereiro; saiba quem pode tomar

Mpox ainda é problema de saúde pública, dizem especialistas da Fiocruz

FOLHA VITÓRIA

Mpox ainda é problema de saúde pública, dizem especialistas da Fiocruz

Celina Leão manda servidores da Secretaria de Saúde que atuam no Iges voltarem aos cargos originais 

BRASÍLIA

Celina Leão manda servidores da Secretaria de Saúde que atuam no Iges voltarem aos cargos originais

“Embora sem antecipar o conselho do Comitê de Emergência, continuo muito preocupado com a situação em muitos países e com o número crescente de mortes”, afirmou à imprensa o diretor-geral da OMS.


Ele ainda destacou que a condição é melhor que a de três anos atrás, quando a pandemia começou, mas a situação vacinal da população de vários países ainda preocupa.


“Embora estejamos claramente em melhor condição do que três anos atrás, quando esta pandemia nos atingiu pela primeira vez, a resposta coletiva global está mais uma vez sob tensão. Poucas pessoas – especialmente idosos e profissionais de saúde – estão vacinadas adequadamente. Muitas pessoas estão atrasadas em seus reforços”, complementou.


A avaliação do comitê não depende de critérios fixos e pré-estabelecidos, mas de uma interpretação dos especialistas de acordo com os dados mais recentes de números de casos, mortes, vacinas e novas variantes.


No Brasil, a aplicação de vacinas contra a Covid atingiu 501.218.047 doses, sendo 181,8 milhões de pessoas com a primeira dose, 164,4 milhões com a segunda dose, 5 milhões com dose única, 103,4 milhões com primeiro reforço e 41,4 milhões com segundo reforço, de acordo com dados do Ministério da Saúde. 


*Estagiário do R7, sob supervisão de Ana Lúcia Vinhas


Fonte: R7