CIDADE EDUCADORA: apenas 2 cidades do Nordeste entram no ranking do IDEB; município paraibano está na lista - BLOG DO GERALDO ANDRADE

CIDADE EDUCADORA: apenas 2 cidades do Nordeste entram no ranking do IDEB; município paraibano está na lista


 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade do ensino no País.



O Ideb mede a qualidade do ensino com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos em provas de língua portuguesa e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira (Inep).


Ele é calculado através da soma de português e matemática dividido por dois, multiplicado pelo taxa de aprovação que resulta na nota do Ideb.


No ranking referente ao ano de 2021, que foi divulgado em setembro de 2022, mostrou que apenas duas cidades do Nordeste foram destaque na educação: Novo Oriente, localizada no Ceará, e Monte Horebe, localizada na Paraíba.


A cidade cearense ficou em 8 lugar no Brasil, na análise do 5 ano do ensino fundamental I, e em 13 lugar, na análise do 9 ano do ensino fundamental II. Novo Oriente ficou com a média de 6,8.



Já a cidade paraibana ficou em 2° lugar com o melhor IDEB entre os 15 municípios que fazem parte da 9° Regional de Ensino, polarizada em Cajazeiras, sertão do Estado. O município atingiu a média de 5.6, mostrando destaque na educação.






Fonte: polêmica paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba