VÍDEO: Estudante de escola pública que mora na zona rural de Cajazeiras vence prêmio nacional com poesia - BLOG DO GERALDO ANDRADE

VÍDEO: Estudante de escola pública que mora na zona rural de Cajazeiras vence prêmio nacional com poesia

 Por Jocivan Pinheiro

08/12/2022 às 18h00 • atualizado em 08/12/2022 às 18h09

É na zona rural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, que reside Maria Vitória de Abreu, adolescente de 13 anos, campeã nacional do Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola, destinado aos estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º ano, abordando assuntos relacionados ao trabalho infantil, nas categorias desenho, música, conto e poesia.

Competindo com estudantes de quase 300 cidades de 20 estados da federação, na categoria poesia, a estudante da rede pública, do 7º ano, da Escola Municipal Carolino de Sousa Neto, no distrito de Divinópolis, venceu a competição com a poesia no estilo cordel chamada “Ser Jovem Aprendiz”.

O incentivo para que ela participasse da competição foi da professora Maria Irisdene, que notou a habilidade da jovem com a poesia. “De início ela já teve desenvoltura, já apresentou um bom trabalho, já trouxe pra gente os versos, trabalhou um cordel que foi magnífico, eu fiz apenas algumas adequações e o resultado foi muito bom”, disse a professora.

A reportagem da TV Diário do Sertão foi até a casa da família, no sítio Almas, para conhecer a realidade e mostrar para o mundo o poder transformador da educação. Na entrevista, Maria Vitória é de poucas palavras, mas ela já sabe que tudo acontece a partir do conhecimento.

Maria Vitória e seus pais (Foto: João Victor / TVDS)

Na casa da família, a reportagem conversou também com os pais dela, o agricultor Francisco do Nascimento Abreu e a dona de casa Suênia Carolino de Abreu Marinho. Enquanto era elogiada pelos pais, a estudante não conteve a emoção.

Seu Francisco, também emocionado, destacou a garra da filha para enfrentar os obstáculos e conseguir chegar à escola todos os dias. “A gente considera muito, porque é muito distante e difícil ela ir para a escola. Na época de inverno, para passar o rio é muito difícil, tem que correr muito, batalhar, e ela é muito esforçada, sempre dedicada à escola”.

Suênia diz que quer ver a filha realizar os sonhos que ela e o marido não puderam. “A gente fica feliz em saber de onde a criança é, que vem da zona rural, escola pública, mas que eles também são capazes. Então a gente incentiva muito ela a estudar. A educação transforma vidas. E como a gente não teve oportunidade de chegar a fazer uma faculdade, eu quero muito que ela faça”.

Maria Vitória, a prima Brenda, a professora Maria Irisdene e a diretora Maria de Fátima (Foto: João Victor)

A Escola Carolino de Sousa Neto é terreno fértil no solo educacional do Sertão paraibano. Quem também estuda lá é Brenda Abreu, de 12 anos, que está no 6º ano, e é prima de Maria Vitória. Em meio às lágrimas, acontece o abraço entre a campeã da etapa nacional e a prima, que chegou até a etapa estadual e recebeu troféu e um notebook como premiação. “Eu mando uma mensagem para os pais: todas as crianças devem estar na escola. A escola é o futuro delas”, diz Brenda.

A diretora da escola, Maria de Fátima Sousa Félix, enaltece a importância da educação na vida das crianças e adolescentes. “Nós estamos formando essas crianças e adolescentes para o futuro e estamos tendo resultado”.


Fonte: Diário do Sertão