STF revoga prisão e Sérgio Cabral pode ser solto a qualquer momento; voto decisivo foi de Gilmar Mendes - BLOG DO GERALDO ANDRADE

STF revoga prisão e Sérgio Cabral pode ser solto a qualquer momento; voto decisivo foi de Gilmar Mendes



Foto: Reprodução/ Internet

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na noite dessa sexta-feira (16), para derrubar a prisão preventiva contra o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Com isso, Cabral, que está preso há seis anos, pode ser solto a qualquer momento. A maioria foi formada após o voto do ministro Gilmar Mendes.


O julgamento foi iniciado no último dia 7, no plenário virtual do Supremo. Cabral estava preso em decorrência da Operação Lava-Jato, e era o último condenado fruto das investigações da Operação ainda preso.


Ao justificar o seu voto, Gilmar afirmou que a decisão não significa a absolvição de Cabral, mas que nenhum cidadão pode “permanecer indefinidamente” em prisão cautelar.


Os ministros do STF julgaram a ordem de prisão expedida pelo então juiz Sergio Moro contra Cabral, que estava condenado a 430 anos de prisão. Outros mandados de prisão preventiva contra o ex-governador do Rio de Janeiro já foram derrubados na Justiça Federal do Rio de Janeiro.


A votação terminou em 3 votos a favor e 2 contra a liberação de Cabral. Ricardo Lewandowski e André Mendonça, além de Gilmar, foram favoráveis. O relator do caso, Edson Fachin e Nunes Marques foram contrários e votaram pela manutenção da prisão.





Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba