Nove dos 21 ministros anunciados até agora por Lula são do Nordeste; Paraíba, no entanto, não está presente na lista – VEJA QUEM SÃO - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Nove dos 21 ministros anunciados até agora por Lula são do Nordeste; Paraíba, no entanto, não está presente na lista – VEJA QUEM SÃO

 




Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

O presidente eleito Lula (PT) já anunciou oficialmente, até o momento, 21 futuros ministros que o acompanharão no governo federal. E o Nordeste, que teve participação fundamental na sua vitória nas eleições presidenciais deste ano, está bem contemplado na lista atual de ministros.


Dos 21 anunciados, quase a metade são nordestinos. Até agora, nove dos 21 anunciados nasceram em um dos nove estados nordestinos. Saiba a seguir quem são e qual o estado de origem deles. Os nomes estão distribuídos seguindo a sequência da imagem acima, começando na parte de cima e da esquerda para a direita.


Rui Costa


Atual governador da Bahia, Rui Costa irá assumir a Casa Civil.


 


Flávio Dino


Ex-governador do Maranhão e eleito senador nas últimas eleições, Flávio Dino assumirá o Ministério da Justiça e Segurança Pública.


 


José Múcio Monteiro


José Múcio é ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais no segundo mandato de Lula. Natural de Pernambuco, ele foi anunciado pelo presidente eleito para chefiar o ministério da Defesa.


 


Margareth Menezes


Cantora baiana, Margareth tem mais de 10 álbuns lançados, indicações ao Grammy e diversas turnês internacionais. Ela foi anunciada para ser ministra da Cultura.


 


Camilo Santana


O cearense Camilo Santana, que já foi deputado estadual e ex-governador do estado por dois mandatos, Camilo havia sido eleito senador em outubro passado. No entanto, Lula o escolheu para ser o próximo ministro da Educação.


 


Jorge Messias


Procurador da Fazenda Nacional, o pernambucano Jorge Messias será o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU). Ele ficou nacionalmente conhecido por ser citado em uma conversa entre Lula e Dilma, no âmbito das investigações da Operação Lava Jato, onde a qualidade do áudio fez seu nome ser ouvido como ‘Bessias’.


 


Luciana Santos


Também pernambucana, a ex-deputada estadual e federal Luciana Santos irá ocupar o cargo de ministra da Ciência e Tecnologia. Ela é a atual presidente nacional do PCdoB.


 


Márcio Macêdo


Nascido na Bahia, no entanto, Márcio Macêdo fez toda a sua carreira política em Sergipe. Ele foi deputado federal e foi presidente do diretório estadual do PT no estado e hoje é um dos vice-presidentes nacionais da legenda. Márcio foi escolhido por Lula para ser ministro da Secretária-geral da Presidência da República.


 


Wellington Dias


Senador eleito pelo Piauí, Wellington foi governador do estado por quatro mandatos e presidiu o Consórcio Nordeste. Ele foi escolhido pelo presidente eleito Lula para comandar o ministério do Desenvolvimento Social.






Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba