Ministério se pronuncia sobre nova suspensão da operação carro-pipa e aponta necessidade de recursos adicionais; leia nota - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Ministério se pronuncia sobre nova suspensão da operação carro-pipa e aponta necessidade de recursos adicionais; leia nota

 









O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) se posicionou por meio de nota, na noite desta terça-feira (13), sobre a informação do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB) de que a Operação Carro-Pipa será novamente suspensa em municípios paraibanos. Em resposta enviada ao blog Agenda Política, a pasta afirma já ter solicitado a liberação de recursos para a continuidade do serviço.



A informação sobre a possível suspensão, que deve começar a valer nesta quarta-feira (14), foi divulgada pela senadora Daniella Ribeiro (PSD), que por meio de nota disse ter recebido reclamações de prefeitos paraibanos sobre a falta de recursos para a continuidade do abastecimento.


Na nota enviada ao blog, o MDR informou que “A execução da Operação Carro Pipa é de responsabilidade do Exército, que poderá dar mais informações sobre a suspensão das operações na Paraíba”.


A pasta acrescentou, porém, que “trabalha para assegurar a continuidade da OCP no Estado” e que a A necessidade de recursos adicionais já foi formalmente comunicada ao Ministério da Economia e o MDR aguarda decisão da Junta de Execução Orçamentária (JEO), que deverá se reunir ainda nesta semana para deliberar sobre o assunto”.


Essa é a segunda vez que operação Carro-pipa é suspensa no fim do ano em meio a bloqueios orçamentários do Governo Federal para cumprir os limites do teto de gastos e do orçamento. Em novembro, a operação já havia sido suspensa e o abastecimento cortado não apenas na Paraíba, como em outros estados nordestinos. Após apelos de prefeitos, o serviço foi retomado.


A operação Carro-Pipa leva água potável à população nordestina há mais de 20 anos, atendendo 461 municípios, dos quais 155 são na Paraíba.   “Na reunião que participei agora à tarde fui informada que mais uma vez teremos a interrupção desse serviço que é essencial, fundamental para mais de 1,6 milhão de famílias do semiárido nordestino. Já estou pedindo informações e cobrando ao MDR uma solução definitiva quanto a isso, pois as pessoas não podem viver com essa instabilidade”, disse a senadora Daniella Ribeiro.


Leia a seguir a nota do MDR encaminhada ao blog Agenda Política



A execução da Operação Carro Pipa é de responsabilidade do Exército, que poderá dar mais informações sobre a suspensão das operações na Paraíba. Entretanto, o Ministério do Desenvolvimento Regional trabalha para assegurar a continuidade da OCP no Estado. A necessidade de recursos adicionais já foi formalmente comunicada ao Ministério da Economia e o MDR aguarda decisão da Junta de Execução Orçamentária (JEO), que deverá se reunir ainda nesta semana para deliberar sobre o assunto.


Fonte: Agenda Política