João Azevêdo anuncia mudanças na estrutura administrativa do Estado e confirma que manterá a maioria do secretariado - BLOG DO GERALDO ANDRADE

João Azevêdo anuncia mudanças na estrutura administrativa do Estado e confirma que manterá a maioria do secretariado

 

João Azevêdo em entrevista à TV Arapuan – Foto: Reprodução

O governador reeleito João Azevêdo (PSB) confirmou, em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, na noite esta segunda-feira (26), que promoverá alterações na estrutura administrativa do Estado para o segundo mandato. Segundo ele, haverá o desmembramento de secretarias com o objetivo de aproximar a estrutura governamental da proposta apresentada pelo novo Governo Federal.


Entre as mudanças antecipadas pelo governador, está o desmembramento da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, pasta que o próprio João geriu enquanto secretário de Estado. Dela, será criada a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Já a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia também será desmembrada em duas pastas diferentes, uma da Educação e a outra da Ciência e Tecnologia.


“Quando você analisa uma estrutura administrativa de um Estado, é preciso que ela esteja mais próxima, guardada as devidas proporções, do governo federal. Temos hoje um Ministério do Meio Ambiente, que precisaremos valorizar. Temos um Ministério de Ciência e Tecnologia, que é muito importante e que não temos correspondente aqui, então serão adaptações para que se faça a correspondência necessária com os ministérios para que os processos se transformem em ações efetivas para o Estado”, comentou.


O governador ainda anunciou a criação da Agência de Defesa Animal, segundo ele, um pleito que vem desde o ano passado, mas que ainda não conseguiu ser colocado em prática. “Ela fará todo o controle em relação ao cuidado e vacinação dos animais, a exemplo do combate à febre aftosa, entre outras medidas”, disse.


SECRETARIADO


Ainda durante a entrevista, João Azevêdo também confirmou que a maioria do seu atual secretariado permanecerá no próximo governo. Ele lembrou que a população aprovou o resultado da gestão e as mudanças que acontecerão serão pontuais, após conversar com cada membro da equipe.


“Todos os secretários que estão atualmente na gestão, estarão garantidos até 31 de dezembro. As mudanças acontecerão a partir de janeiro, é natural. Mas, é preciso entender que a grande maioria dos secretários vai permanecer. Haverá mudanças sim, até porque alguns secretários desejam ingressar em outros projetos pessoais, também por necessidade política, e por necessidade de uma nova relação com o Governo Federal, que precisaremos abrir um diálogo mais permanente”, disse.


Leia também: Expresso83 – Reforma administrativa de João Azevêdo: será uma evolução, e não uma revolução


POSSÍVEL CONFIRMADO


João Azevêdo adiantou que o atual secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, possivelmente continuará à frente do cargo. Ele também fez elogios a deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB), que concorreu ao Senado Federal em chapa majoritária ao seu lado, e foi derrotada nas últimas eleições.


“Pela competência que Pollyanna tem, pela condição que ela tem de prestar um serviço, ela está numa condição acima de ser secretário de Estado. Por isso, acho que não será surpresa se Pollyanna ocupar um cargo federal, entretanto, é uma questão de foro íntimo. Mas, se ela não tiver no governo federal, ela terá no Governo do Estado, isso será automático”, frisou.


Fonte 83