Dona Nazaré Vieira, primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora em Sousa-PB, morre vítima da Covid-19 aos 97 anos - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Dona Nazaré Vieira, primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora em Sousa-PB, morre vítima da Covid-19 aos 97 anos

 










MÃE  DO SAUDOSO DR RICELIO OLIVEIRA Fotos dos mesmos

Faleceu sábado (10) de dezembro no Hospital Regional Deputado Manoel Goncalves de Abrantes em Sousa-PB, aos 97 anos, vítima de Covid-19, a matriarca Dona Nazaré Vieira, a primeira mulher a disputar o cargo de vereadora em Sousa. 


A matriarca Nazaré Vieira pertence a tradicional família Vieira do município de Vieirópolis. Ela era viúva do saudoso líder político, ex-vereador de Sousa e agropecuarista Antônio Adelino de Oliveira. A Câmara Municipal de Vieirópolis tem o nome de Antônio Adelino de Oliveira.


São seus filhos o ex-presidente da Câmara Municipal de Sousa, o médico, Ricélio Oliveira “in memoriam”, engenheiro agrônomo Rijalma Oliveira, médico Francisco Oliveira, comerciante Ailton Vieira e Maria Vieira de Oliveira.

Dona Nazaré Vieira era sogra da ex-prefeita de Vieirópolis, Santa Oliveira "in memoriam", primeira prefeita constitucional do Município e avó do líder político, ex-presidente da Câmara Municipal de Vieirópolis,  vereador e advogado Antônio Adelino de Oliveira Neto – Neto de Santa – (PSDB), do advogado e Procurador da Prefeitura Municipal de Uiraúna, Dr. José Rijalma de Oliveira Júnior, da odontóloga Patrícia Oliveira, do médico Rodolfo Oliveira, dentre outros. Ela era tia da médica e ex-prefeita de Uiraúna, Glória Geane de Oliveira Fernandes e prima do líder político, ex-candidato a prefeito, pecuarista Teté de Sebasto e do ex-vereador, ex-prefeito de Bacabal-MA e ex-deputado federal, José Vieira Lins (Zé Vieira) “in memoriam”.


Dona Nazaré Vieira foi a primeira mulher a se candidatar ao cargo de vereadora em Sousa, representando o então Distrito de Serra Branca, hoje município de Vieirópolis. Em 1963 disputou uma cadeira de vereadora pelo então Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), obtendo 371 votos (3,37% dos votos válidos). No pleito de 1976 voltou a disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Sousa pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA) obtendo a expressiva votação de 675 votos, 3,21% dos votos válidos. Assumiu um mandato na Casa Legislativa Casa Legislativa "Otacílio Gomes de Sá”. Era uma das reservas morais de Vieirópolis. 


D. Nazaré Vieira abriu espaço feminino no Poder Legislativo de Sousa-PB. Ela foi uma mulher à frente de seu tempo, que empurrou a história de Sousa para frente. No Brasil, ainda há uma sub-representação da mulher nos cargos políticos. Essa é uma questão em que o atraso do Brasil é retumbante e visível. Temos 90 anos de conquista das mulheres ao voto no Brasil e, no entanto, nosso cenário no que diz respeito à participação das mulheres em cargos políticos eletivos é muito baixa.


O velório será em sua residência em Vieirópolis e o sepultamento será domingo (11) de dezembro, às 9h, no Cemitério Municipal de Vieirópolis. 


Abdias Duque de Abrantes

 – Jornalista, servidor público, advogado e pós-graduado em Direito e Direito Processual do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities