Confira quem são os novos ministros anunciados por Lula - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Confira quem são os novos ministros anunciados por Lula

 



Presidente eleito, Lula anuncia novos nomes para composição dos ministérios EVARISTO SA/AFP – 22.12.2022

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quinta-feira (29) os últimos nomes que vão compor a sua equipe ministerial. Lula passou a semana em negociação com os partidos e a equipe de transição até definir as indicações. Confira a lista completa dos novos ministros:


Gonçalves Dias - Gabinete de Segurança Institucional (GSI)

Sonia Guajajara (PSOL) - Ministério dos Povos Indígenas

Paulo Pimenta (PT) - Secom

Carlos Fávaro (PSD) - Agricultura e Pecuária

Waldez Góes (PDT) - Integração e Desenvolvimento Regional

André de Paula (PSD) - Pesca

Carlos Lupi (PDT) - Previdência

Jader Filho (MDB) - Cidades

Juscelino Filho (União) - Ministério das Comunicações

Alexandre Silveira (PSD) - Minas e Energia

Paulo Teixeira (PT) - Desenvolvimento Agrário

Ana Moser - Esporte

Marina Silva (Rede) - Meio Ambiente

Simone Tebet (MDB) - Planejamento e Orçamento

Daniela Souza (União) - Turismo

Renan Filho (MDB) - Transportes




O futuro governo começará com 37 ministérios. O número é 60% maior do que a atual configuração da Esplanada.


Segundo o presidente, será agendada uma reunião com todos os ministros para alinhar as expectativas do governo para cada área. Na sequência, Lula receberá os governadores. “A construção do governo continua, inclusive, depois da posse. Os indicados, alguns têm conhecimentos, os que não têm terão estudos da transição. Vão começar a trabalhar, montar suas equipes, provavelmente, a partir de segunda”, afirmou Lula.




O senador eleito Renan Filho (MDB-AL) vai chefiar a pasta dos Transportes, e Jader Barbalho Filho, presidente do MDB no Pará, será o ministro das Cidades. Com as indicações de Renan e Jader, o partido terá três ministérios no futuro governo Lula. 




O terceiro ficará com a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Lula oficializou o nome dela como ministra do Planejamento e Orçamento. Terceira colocada nas eleições, Tebet segue para a pasta após os planos dela de chefiar a Educação e o Desenvolvimento Social fracassarem. A senadora havia recebido convite também para o Ministério do Meio Ambiente, mas recusou.


O governador Waldez Góes (PDT) vai assumir o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Segundo Lula, ele vai se afastar do partido e migrar para o União Brasil. 


O deputado federal André de Paula (PSD-PE) vai ocupar o Ministério da Pesca. Já o general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias será o futuro ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).


Fonte: R7