Bolsonaro se aposentará e deve receber mais de R$ 30 mil por tempo como deputado - BLOG DO GERALDO ANDRADE

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Bolsonaro se aposentará e deve receber mais de R$ 30 mil por tempo como deputado

 


Foto reprodução da internet


O presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) passará a receber pouco mais de 30 mil reais de aposentadoria correspondente ao período em que foi deputado federal. O ato foi publicado por  Arthur Lira (PP) , atual presidente da Câmara, nesta sexta-feira 2. A informação é do jornal Folha de S. Paulo .


Pelos computados por Lira, Bolsonaro receberá 10.972 reais por ter sido deputado. O valor será acrescido ainda de outros 19.293 reais pelo tempo de atuação no Congresso – o ex-capitão foi parlamentar entre 1991 e 2018.


Para justificar os valores concedidos, Lira citou duas leis. A primeira diz que a pensão é concedida por tempo obrigatório, tem tempo mínimo de carência e idade mínima de 50 anos. Conforme destaca o ato, Bolsonaro atenderia aos três critérios. Já na segunda consta que o parlamentar tem direito a se propor – com valores proporcionais – se contribuiudo por oito anos.


A lei diz ainda que a cada ano com mandato exercido, o deputado terá direito a 1/35 da remuneração, o que justificariam os mais de 19 mil reais – 20/35 – acrescidos ao benefício concedido por Lira a Bolsonaro.


A reportagem ainda cita que, além da aposentadoria concedida nesta sexta-feira, Bolsonaro terá, por ser ex-presidente, outros benefícios, como carros oficiais e seguranças.




Fonte: Carta Capital

Créditos: Polêmica paraíba