PARA O CONGRESSO E SENADO : União Brasil e MDB negociam bloco para formar frente de sustentação a Lula - BLOG DO GERALDO ANDRADE

PARA O CONGRESSO E SENADO : União Brasil e MDB negociam bloco para formar frente de sustentação a Lula

 

Os partidos União Brasil e MDB buscam formar uma união com o PT, do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, para o ano que vem. A perspectiva dessa junção é manter uma maioria na Câmara dos Deputados e no Congresso, além de trazer o petista para uma ideologia mais voltada ao centro.


Se juntar o União Brasil e o MDB na base aliada de Lula, que ainda tem na sua coligação os partidos Rede, PSOL, PSB, PCdoB, PV, Avante, Pros e Solidariedade, a maioria seria favorável ao presidente de 2023. Com isso, a ideia seria ter vantagem sobre os partidos de centrão e opostos ao Governo petista.


Isso significaria que ambos os partidos ocupariam posições privilegiadas no Governo, com vagas na Mesa Diretora e em comissões. Além disso, esse reforço pode até ser recompensado com a indicação de algum Ministério, que ainda não foram definidos, ou a cargos em segundo escalão, como em autarquias ou empresas públicas.


Mas o principal questionamento fica por parte do União Brasil, que se fundou a partir do PSL, sigla que elegeu Jair Bolsonaro em 2018, e do Democratas. Há uma ala que ainda é receosa de unir forças com o PT, encabeçada pelo próprio presidente, o deputado federal Luciano Bivar.


No entanto, existem aliados de Bivar que acreditam num acordo, devido à influência que a legenda possa conseguir, até mesmo com uma próxima Presidência da Câmara.


Fonte: MaisPB com CNN Brasil