Ministros do STF e Temer são hostilizados por bolsonaristas em Nova York - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Ministros do STF e Temer são hostilizados por bolsonaristas em Nova York


Manifestantes na porta de hotel de autoridades brasileiras exibem cartazes golpistas
Manifestantes na porta de hotel de autoridades brasileiras exibem cartazes golpistas TheNews2

Ministros do Supremo Tribunal Federal que estão em Nova York foram hostilizados com xingamentos e gestos agressivos por brasileiros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro neste domingo. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Luís Roberto Barroso aparece sendo seguido por uma mulher pela rua. Na mídia, é possível ver que o ministro do STF, após ser acuado, pede que ela "não seja grosseira". Alexandre de Moraes também foi atacado enquanto jantava em um restaurante com a mulher, assim como o ex-presidente Michel Temer, hostilizado quando chegava em seu hotel.


O grupo de bolsonaristas está concentrado na frente do hotel onde estão hospedadas as autoridades brasileiras. Alguns dos manifestantes exibem cartazes golpistas, fazendo referência às Forças Armadas e contestando o resultado do processo eleitoral, mesmo após relatório do Ministério da Defesa "não apontar a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022".

Os ministros do STF Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski e o ex-presidente Michel Temer estão na cidade para participar do evento 'Lide Brazil Conference', promovido pelo Grupo Lide (Líderes Empresariais) no Harvard Club. Além dos dos magistrados, o evento conta ainda com a presença de representantes do TCU (Tribunal de Contas da União), entidades de classe, gestores públicos e privados e mais de 260 empresários.

No vídeo que viralizou na internet neste domingo, é possível ver que Barroso leva com bom humor a abordagem e, questionado como estava, responde que está "feliz pelo Brasil". A mulher passa, então, a seguir o magistrado pela rua, criticando a atuação do Supremo.

— Nós vamos ganhar essa luta. O senhor está entendendo que nós vamos ganhar essa luta? Cuidado, o povo brasileiro é maior que a Suprem Corte. Você não vai ganhar o nosso país. Foge! —, ela diz.

Após ser acuado pela bolsonarista, o ministro entra em uma loja. Mas antes, ele responde a manifestante:

"Não seja grosseira. Tchau, minha senhora. Passe bem", fala o juiz do STF, que ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.

Abordagem em restaurante

Já o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes foi abordado enquanto estava em um restaurante com a mulher. Duas pessoas se aproximam da mesa do magistrado e gritaram frases em português e inglês, antes de serem retirados do local pela segurança. O ministro chegou a levantar e se aproximar dos manifestantes durante o incidente.

— Mr. Alexandre de Moraes, spending brazilian people money. Gastando o dinheiro brasileiro. Um absurdo — falando os bolsonaristas.

Na saída, o magistrado foi atacado durante o trajeto até o carro com gritos e xingamentos.

Ex-presidente hostilizado

O ex-presidente Michel Temer foi mais um a ser hostilizado por manifestantes bolsonaristas em Nova York. Em vídeos publicados na internet é possível ver um grupo de aproximadamente 50 pessoas encurralando Temer e sua mulher, Marcela Temer, ao chegar no hotel onde estão hospedados. O casal precisou ser amparados por seguranças até a entrada.

Os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes também foram atacados ao deixar o mesmo hotel. Sob gritos e xingamentos agressivos, os dois tem dificuldade para caminhar da recepção até a uma van estacionada em frente à porta do estabelecimento. Entre as ofensas proferidas, os manifestantes acusam os magistrados de estarem "acabando com o Brasil". Lewandowski acena para os manifestantes e chega a ser confundido por eles com Michel Temer.

Outra vítima do grupo foi a mulher do ex-governador de São Paulo João Dora, Bia Doria, que acompanha o marido na cidade e também foi hostilizada neste domingo.

Comentários (151)