Lula estará em Brasília nesta segunda para tratar da PEC e anunciar primeiros ministros - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Lula estará em Brasília nesta segunda para tratar da PEC e anunciar primeiros ministros

 


O presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve desembarcar em Brasília nesta segunda-feira (28) para tratar os detalhes do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) de Transição. Além disso, o petista deve anunciar os primeiros nomes para assumir ministérios a partir de 2023.

Essa agenda está prevista para acontecer na semana passada, mas Lula precisou se afastar para realizar um procedimento cirúrgico de última hora. Ele fez uma laringoscopia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para retirar uma leucoplasia de uma das pregas vocais.

Recuperado do procedimento, Lula é esperado para atuar mais diretamente na PEC de Transição, que visa retirar benefícios sociais, como o Bolsa Família, do teto de gastos do orçamento de 2023, para conseguir mantê-lo no valor de R$ 600. Quem estava cuidando da situação até então era a presidente nacional do PT e deputada eleita, Gleisi Hoffmann.

Apesar de grande parte da oposição apoiar a iniciativa, os petistas buscam retirar o valor do teto de gastos pelos próximos quatro anos, algo que não agrada a todos no Congresso e Senado. Inclusive, a própria Gleisi revelou que a PEC está travada no momento. A expectativa é que Lula chegue para fazer reuniões com partidos e coligações.

Enquanto isso, os primeiros ministros podem ser anunciados pelo novo Governo. A expectativa é de que seja anunciado o novo ministro da Fazenda. Os rumores apontam o nome do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), cuja reunião com banqueiros na sexta-feira (24) pode ter sido um grande indício de confirmação.


Fonte: MaisPB com Metrópoles