Escola João Batista Campos realiza a I Feira Cultural e de Afro Empreendedorismo, no Distrito de Bom Jesus - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Escola João Batista Campos realiza a I Feira Cultural e de Afro Empreendedorismo, no Distrito de Bom Jesus

 A EMEIF João Batista Campos, localizada no Distrito de Bom Jesus, Município de São José de Piranhas, elaborou um projeto interdisciplinar sobre o afro empreendedorismo desenvolvido com alunos das séries finais do Ensino Fundamental II.


Durante o mês de novembro os alunos tiveram atividades voltadas para o tema da Feira Cultural e Afro Empreendedora.

Nas aulas de história foi abordada a importância das contribuições africanas para o Brasil, bem como a participação dos africanos na formação étnica e econômica brasileira entre outros assuntos ligados à temática. Nas demais disciplinas o foco foi o uso dos conhecimentos sobre os africanos escravizados para a cura das doenças no Brasil colônia, destacando-se ainda o movimento ativista internacional de origem afro-americana “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam), campanha contra a violência direcionada às pessoas negras cujo objetivo foi a desconstrução em torno do preconceito e do racismo.

O projeto ainda desenvolveu atividades sobre Educação Financeira, com o fito despertar nos estudantes diversas operações ligadas ao dia a dia das pessoas, oportunidade em que foram trabalhados planos de venda, nas quais foram abordados temas como despesas, receitas e lucros.

Nessa quarta-feira, 22 de novembro, realizou-se a culminância do referido projeto, cujo evento que foi aberto a toda comunidade escolar, nas dependências da referida escola, sob a orientação da professora/historiadora Andressa Rolim. Na programação houve apresentações e exposição dos trabalhos, bem como a venda de artesanato e comidas típicas afro-brasileiras.

Confira galeria de fotos

Abrilhantando o evento contamos com a participação dos palestrantes, o Geógrafo Flávio Henrique Tavares de Albuquerque que na oportunidade tratou sobre Racismo Estrutural Prestigiando a Feira se fizeram presentes os profissionais da Secretaria Municipal de Educação deste município, representante do Gestor Municipal na pessoa da primeira-dama e advogada Maria Elizete Mendes Lins, que usou a palavra e enalteceu o belíssimo trabalho da escola. O evento contou também com a palestra do Representante do SEBRAE, Tiago Oliveira Pereira, acompanhado do Dr. Thiago Vieira Sobral, Na oportunidade, ambos parabenizaram o trabalho da escola com a temática tão pertinente nos dias atuais.

Usando a palavra, a Professora Maria do Socorro Elisângela da Silva, representando a Secretaria Municipal de Educação, fez menção à importância do trabalho, e concluiu parabenizando a equipe da escola pelo trabalho de excelência.

A Consciência Negra é um momento reflexivo que visa despertar essa consciência é para construção de um mundo mais humanizado. Ubuntu!


Fonte: Radar Sertanejo