Empresas têm maior índice de longevidade na Paraíba do que no Nordeste e Brasil avalia analista que aponta motivos - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Empresas têm maior índice de longevidade na Paraíba do que no Nordeste e Brasil avalia analista que aponta motivos

 





A longevidade das empresas paraibanas supera as médias nacional e nordestina, de acordo com o Cadastro Central de Empresas (Cempre) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as empresas criadas em 2010, 21,5% ainda estavam em funcionamento, no ano de 2020. A média nordestina foi de 19,1% e a do Brasil, 21,3%, conforme o estudo Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo. Quem avalia esses dados é o analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), Antônio Felinto.


Leia Também:

Caixa sorteia hoje prêmio da Mega de R$ 3 milhões; apostas podem ser feitas até as 19h

Segundo ele, as empresas em funcionamento há uma década são maduras e consolidadas. Para ele, isto é resultado de uma série de políticas públicas. O fechamento das empresas ocorre por três fatores principais, segundo Antônio Felinto: desconhecimento sobre gestão empresarial, desconhecimento do mercado e burocracia. “O microempresário sabe fazer seu produto, mas pode não saber gerenciar um negócio, o que prejudica sua atividade. Para ter sucesso, ele também precisa ter conhecimento sobre seu público-alvo e seus concorrentes. A burocracia é outro fator de dificuldade porque, além de passar horas trabalhando na atividade, tem que dedicar tempo nesse manejo com os entes públicos”, disse Antônio Felinto.


Os dados do IBGE apontam ainda que, no ano de 2010, 8.485 empresas nasceram na Paraíba. Ao fim do período da pesquisa, 1.824 continuavam ativas. O desempenho da longevidade foi o terceiro maior do Nordeste, atrás apenas de Piauí (25,4%) e Sergipe (24,7%). Os dados do Cempre apontam ainda os índices de permanência das empresas ano a ano. A maior diferença ocorre após o primeiro ano de atividades.


Por exemplo, em 2011, 75,1% das empresas criadas em 2010 estavam em funcionamento na Paraíba, isto é, 24,9% haviam encerrado suas atividades. Em 2012, o índice de longevidade caiu a 61,8%. Conforme o Painel Mapa de Empresas, produzido pelo Ministério da Economia, a Paraíba tinha 250.515 empresas em atividade, ao fim do primeiro semestre de 2022. Do total, 240.573 são micro ou pequenas empresas (MPE), o que corresponde a 96%. As microempresas, que incluem também os microempreendedores individuais, somam 229.865 empreendimentos. Já as empresas de pequeno porte são 10.708. As 9.942 restantes são de médio porte ou grandes empresas.


Fonte: PB Agora