Urnas eletrônicas da 53ª Zona Eleitoral são carregadas e lacradas para o 2º turno - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Urnas eletrônicas da 53ª Zona Eleitoral são carregadas e lacradas para o 2º turno

 


Inicialmente, formos informados que as urnas eletrônicas já passaram audiência pública de inseminação dos dados para o 2.º turno. Tal evento ocorreu no último dia 19 de outubro, no Núcleo de Voto Informatizado (NVI), em Cajazeiras-PB, com as presenças do Chefe de Cartório, do Juiz Eleitoral, Dr. Pedro Rangel, e da representante do Ministério Público Eleitoral, Dra, Ana Luíza Braun. Na oportunidade, além da carga das 89 urnas de seção e mais 9 de contingência, foram selecionadas aleatoriamente 3 urnas para verificação e testes, inclusive de votação, conforme determina a legislação. Encerrados os procedimentos e lavrada a ata, as urnas foram embaladas e guardadas no NVI, de saíram para instalação nas respectivas seções no final de semana do dia 30.


Já quanto aos materiais que servirão aos trabalhos das seções estão sendo preparados pelos servidores do Cartório e serão remetidos aos Locais de Votação também no final de semana do Pleito.


Quanto aos mesários e demais pessoal de apoio às Eleições, houve poucas alterações, mas instruções serão reforçadas às vésperas do Pleito. Para fins de estatísticas, servirão 356 mesários, 41 auxiliares para Locais de Votação, cerca de 35 motoristas, 25 pessoas para suporte às Urnas Eletrônicas, mais 15 outros para apoio à Zona, além dos servidores do Cartório, da Junta Eleitoral, Juízes e Promotora. Além de todo esse pessoal tem as polícias civil e militar que garantirão a segurança e fiscalização no final de semana de realização das eleições.


Os Locais de Votação e onde as seções eleitorais funcionaram já publicamos aqui em outras matérias, que podem ser consultadas neste link.


Em relação ao 1.º turno, o Chefe de Cartório esclareceu que houve uma determinação do TSE para redução do número de seções eleitorais em virtude da restrição orçamentária para adquirir novas urnas eletrônicas, o que, aliado ao número de cargos para votar provocou aumento considerável nas filas de votação durante todo o dia e em todas as seções, até porque muitos eleitores tiveram muita dificuldade para concluir o voto, demorando algumas vezes mais de vinte minutos.


Mas, no 2.º turno, espera-se que a votação seja mais célere e que o encerramento das seções ocorra às 5 horas da tarde, com a apuração sendo concluída em tempo recorde.


Já no tocante aos locais onde funcionarão as seções eleitorais não haverá mudanças, justamente para que o eleitor já saiba onde irá votar. Mesmo assim, recomendamos aos eleitores que, em caso de dúvidas, busque com antecedência, orientações sobre seu local de votação, o que poderá ser feito através de mensagem pelo Whatsapp 61 96371078. Através desse mesmo número o eleitor pode inclusive obter certidão de quitação eleitoral, que é exigido por diversos órgãos, a exemplo de bancos e do INSS.


Outras informações específicas para o eleitorado de Uiraúna e região pode ser obtida através do Whatsapp 83 3512-1553, número do Cartório Eleitoral da 53.ª Zona.


Vale salientar a todos que o voto é direito garantido por meio do qual se fortalece a Democracia, mas é sigiloso, cabendo ao cidadão e à cidadã uma escolha consciente do candidato que melhor conduzirá os rumos do País e do Estado, não se deixando enganar por fake news ou mesmo por vantagens momentâneas.


Estimulamos que o cidadão não deixe para votar nas últimas horas, para não correrem o risco de deixar de votar e que respeitem todos os que estejam à Serviço da Justiça Eleitoral, permanecendo no seu Local de Votação apenas o tempo necessário para o exercício do sufrágio, local onde não é permitido falar sobre candidatos nem distribuir propaganda eleitoral.


Por fim, resta lembrar para o eleitor poder exercer seu direito deve lembrar um documento oficial com foto (RG, CNH, e-Título, etc), não poderá portar armas, e, não poderá levar celular ou câmeras fotográficas até a cabina de votação.



Informações do Cartório Eleitoral

Blog do Geraldo Andrade