Prefeito Bal Lins e Secretaria de Educação inauguram Núcleo de Aprendizagem para estudantes - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Prefeito Bal Lins e Secretaria de Educação inauguram Núcleo de Aprendizagem para estudantes

 

O prefeito Bal Lins, acompanhado da secretária de educação Fabiana Alves e vereadores, inaugurou nesta terça-feira (25) o Projeto Núcleo de Aprendizagem – reenturmação dos alunos para alfabetização – com sede na antiga Escola Santa Maria Gorete com oferta de salas: Maker, informática, robótica, letramento, leitura e multiprofissional . O evento contou com a participação dos representantes do poder legislativo, professores, estudantes, coordenadores, gestores escolares e comunidade em geral.

- PUBLICIDADE -

O Núcleo de Aprendizagem tem como objetivo promover condições de aprendizagem diferenciadas para os estudantes que não consolidaram as habilidades e competências para o seu ano de escolaridade, além de resgatar os estudantes que tiveram dificuldades em continuar suas atividades no decorrer dos anos letivos 2020 e 2021 (período pandêmico) em um trabalho pedagógico mais individualizado e dinâmico.

Dessa forma, as aulas extras para fortalecimento das aprendizagens – Reenturmação da Alfabetização – pretende potencializar a melhoria do fluxo escolar garantindo ações eficazes para a aprendizagem dos estudantes.

As atividades desenvolvidas no Núcleo de aprendizagem são planejadas com foco em uma rotina de leitura com base nos mapas de foco da BNCC para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, com vista a consolidação da alfabetização e o letramento em Língua Portuguesa e Matemática.

Veja fotos na galeria

São aplicadas nas turmas do Núcleo de Aprendizagem, tanto nos Anos Iniciais como Finais, atividades interativas e dinâmicas para que os estudantes interajam uns com os outros, desenvolvendo uma aprendizagem significativa e prazerosa que possibilite a criatividade, imaginação e capacidade de raciocínio.

O Núcleo de Aprendizagem constitui-se a partir da elaboração de um currículo que permite a aprendizagem de todos e respeita o processo e o tempo de aprendizagem de cada um, entendendo que é na diversidade dos saberes que podemos resinificar as defasagens das aprendizagens e transformar a ação educativa num processo prático, utilitário e funcional.

Por fim é pertinente ressaltar a importância da superação dos alunos que apresentam déficit de aprendizagens, considerando que, à medida que estes superam essas dificuldades, cria-se um sentimento de pertencimento e valorização do seu EU. Nesse contexto, a auto estima tende a elevar-se e consequentemente as inúmeras possibilidades de aprendizagens surgirão.


Fonte: Por Ana Paula Mendes