Pesquisa Ipec: João Azevêdo e Pedro Cunha Lima aparecem empatados na margem de erro; veja números - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Pesquisa Ipec: João Azevêdo e Pedro Cunha Lima aparecem empatados na margem de erro; veja números




João e Pedro estão empatados na margem de erro / Foto: TV Cabo Branco

A Pesquisa Ipec, encomendada pela TV Cabo Branco e divulgada nesta quinta-feira (20), aponta um empate técnico na disputa para governador da Paraíba, levando em conta a margem de erro, de 3 pontos percentuais. O candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), lidera com 47%, e Pedro Cunha Lima (PSB) tem 42% das intenções, considerando os votos totais.


Este é o primeiro levantamento feito pelo instituto após o primeiro turno das eleições. Os eleitores voltam às urnas no dia 30 de outubro. Em relação aos votos válidos, o governador atual tem 53% das intenções de voto contra 47% do tucano.


A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 18 e 20 de outubro em 36 municípios paraibanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo PB-02083/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-06722/2022.


Confira, a seguir, os números em detalhes.


Votos totais – Resposta estimulada e única, em %:


João Azevêdo (PSB): 47%

Pedro Cunha Lima (PSDB): 42%

Brancos e nulos: 7%

Não sabem ou não responderam: 4%


Votos válidos – Resposta estimulada e única, em % de votos válidos:


Considerando os votos válidos, quando são excluídos os votos nulos e brancos, João tem 53%, e Pedro, 47%. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.


João Azevêdo (PSB): 53%

Pedro Cunha Lima (PSDB): 47%


Espontânea – Resposta espontânea e única, em % de votos totais:


Na sondagem espontânea, quando os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos, João aparece com 40%, e Pedro, com 35%.


João Azevêdo (PSB): 40%

Pedro Cunha Lima (PSDB): 35%

Outros: 4%

Brancos e nulos: 10%

Não sabem ou não responderam: 11%




Fonte: Polêmica Paraíba com G1

Créditos: Polêmica Paraíba com G1